[ Informação CRIA Divulgação ]

Workshop “GOA: NOVOS DEBATES”
17 e 18 de maio – 9h30 – Lisboa, Auditório Paquete de Oliveira do ISCTE-IUL

Apresentação

O workshop tem como objetivo pôr em debate pesquisas em curso sobre Goa em ciências sociais (com ênfase na antropologia) e nas humanidades (com destaque para os estudos literários e históricos). Estas pesquisas, de investigadores que têm trabalhado em conjunto nos últimos anos, sobretudo em torno do projeto internacional Pensando Goa (São Paulo, FAPESP), têm em comum a preocupação de abandonar abordagens estereotipadas de Goa, centradas na herança e na memória colonial portuguesa, que a têm imobilizado no tempo, retirando-lhe dinamismo e mecanismos de transformação.

Contrariamente a abordagens que enfatizaram a vertente católica e de língua portuguesa a partir de uma historiografia unilateral, propomo-nos ampliar a perspetiva sobre Goa integrando a sua vertente hindu e, em menor grau, muçulmana, a sua estrutura social e o seu movimento no mundo, as suas artes, as suas literaturas, a sua música, a sua história feita do cruzamento com outras histórias, dentro e fora das fronteiras do Estado e da Índia.

Evento sujeito a inscrição através do formulário em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0YsvlprkMEoV2zJYC7T6rULbJTWd26eqplQxaQNoLXzIPjQ/viewform

 


 

[ Informação FLUP – Newsletter Educação Contínua ]

FLUP – Curso “Cultura, Território e Inovação” (candidaturas – até 21 maio)

Mais informações em https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=560

 


 

[ Informação FPCEUP ]

Formação Contínua na FPCEUP

Lead ON: construir lideranças nos contextos de trabalho
Os contextos de trabalho têm vindo a caracterizar-se por evoluções demográficas, exigências de produtividade-qualidade, rápidos avanços tecnológicos, entre outros aspetos que influenciam a atuação dos trabalhadores bem como a sua saúde. Neste sentido, torna-se essencial investir no papel que os líderes assumem nas equipas pela compreensão do papel que assumem na organização do trabalho e na construção dos coletivos de trabalho.
Este curso pressupõe, assim, uma abordagem exploratória das questões de liderança, de modo a potenciar, de modo contextualizado nas situações de trabalho, o desenvolvimento de competências de gestão de pessoas.
Datas: de 23 de maio a 23 de junho
Duração: 16 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=15881

 

Educação Emocional: Intervenção com Seniores
O envelhecimento populacional é um fenómeno crescente, que exige respostas globais, inter e transdisciplinares. Este fenómeno demográfico é extensível a praticamente todas as regiões do mundo, projeções recentes avançam com um efetivo total de idosos que, em 2050, estima-se serem cerca de 2.000 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, representando mais de 20% da população mundial.
Considerando o referido e perspetivando recentes pesquisas em gerontologia, atualmente existem dados que indicam o envelhecimento como processo contínuo e mutável, que pode ser acelerado, reduzido, parado por algum tempo e/ou até mesmo revertido.
Neste sentido, urge dotar os profissionais que direta ou indiretamente atuam com a população idosa, de competências e ferramentas interdisciplinares que lhes permitam o estabelecimento de uma base educativa com foco na educação emocional permanente, considerando os seniores/idosos como possuidores de uma bagagem de conhecimentos e uma história pessoal constituída ao longo da vida, que deve ser utilizada e potencializada.
Procura-se com esta formação incentivar a promoção da Inteligência Emocional na população sénior, através do desenvolvimento da educação emocional, competência e destreza que permitirá potenciar o desenvolvimento emocional como complemento indispensável à melhoria da qualidade e satisfação de vida dos idosos.
Datas: de 2 de junho a 21 de julho
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=5081

 

Introdução à Modelagem de Equações Estruturais
A modelagem de equações estruturais é uma das ferramentas estatísticas mais poderosas, complexas e flexíveis para testar modelos na área das Ciências Sociais e Humanas. Cada vez mais, procura-se analisar dados recorrendo à modelagem estatística complexa, para validar questionários, testar efeitos de mediação, comparar a relação entre variáveis entre grupos, etc.
Este curso pretende corresponder a essa necessidade crescente de formação.
Datas: de 4 a 25 de junho
Duração: 36 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14802

 

Voz e Técnica Vocal: Práticas para o uso adequado da voz
Formação que aborda conhecimentos teóricos e práticos sobre voz e técnica vocal, sustentados por um encontro entre referências do campo científico e do campo artístico, esta é uma ação útil a todos os profissionais da voz (ou profissionais cujo uso da voz é crucial no seu desempenho profissional) para desenvolverem e consolidarem o conhecimento teórico e o domínio prático da sua ferramenta de trabalho.
Datas: de 5 a 21 de junho
Duração: 25 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15121

 

Como desenvolver equipas eficazes
Desenvolver equipas eficazes envolve lidar com o desconhecido e mudança; com a insatisfação e frustração e com as resistências à colaboração. Nesta formação (nível 3) as resistências à mudança, contribuição, colaboração, eficácia e sua manutenção serão as questões centrais (quando a equipa e as pessoas têm que encontrar e concretizar soluções inovadoras e eficazes) e por isso, no final desta formação os formandos deverão ter mais opções para lidar com os momentos em que necessitam de mudar, melhorar e desenvolver-se, melhores relações em face do encantamento de uns e o desespero de outros e diferentes capacidades para fazerem contribuições positivas, nos momentos em que a equipa “parece” que está a funcionar bem, mas em que poderá comprometer os seus objetivos e propósitos.
Datas: de 9 a 16 de junho
Duração: 9 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=15061

 

A assertividade e a gestão de conflitos
Destinado a graduados das ciências sociais e do comportamento em geral; profissionais de RH e/ ou que tenham interesse na área de RH; Professores e Educadores
Datas: de 16 de junho a 4 de agosto
Duração: 25 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=6601

 

Perturbação de hiperatividade com défice de atenção: Perfil neuropsicológico
É inegável a importância da avaliação e intervenção neuropsicológica no âmbito da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Em particular para esta perturbação, a neuropsicologia tem um papel de relevo na caracterização das competências relacionadas com a atenção e o funcionamento executivo, destacando-se as limitações nas componentes de controlo inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, tomada de decisão e fluência verbal. Uma avaliação precisa destes domínios cognitivos permite ainda uma intervenção focalizada e uma otimização do desempenho nos diferentes contextos. Neste sentido, este curso centra a sua atenção numa abordagem neuropsicológica da PHDA, possibilitando a aquisição e/ou atualização de conhecimentos neste domínio científico.
Datas: de 30 de junho a 28 de julho
Duração: 24 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=6961

 


 

[ Informação DCSE ]

Candidatura – Mestrados 2018 | 2019 – Administração Educacional

Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional

Funcionamento à sexta-feira, todo o dia, no Instituto de Educação-Braga

Coordenação: Licínio C. Lima
Equipa Docente: Manuel Sarmento, Almerindo Afonso, Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva, Maria Fernanda Martins
Sessões com outros docentes do Departamento de Ciências Sociais da Educação da UMinho e especialistas nacionais e estrangeiros

Contatos: Tel. (+351) 253 601 280 | E-mail: sec-mce-ac@ie.uminho.pt

PROCEDIMENTO de CANDIDATURA a MESTRADO e documentação
1ª Fase de Candidaturas – 1 a 18 de junho de 2018

• Todas as candidaturas ao Mestrado serão realizadas on-line no portal académico de candidaturas, no endereço: https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/
• É devida uma taxa de candidatura, no valor de 40 euros, por curso, não reembolsável, a qual poderá ser paga por multibanco ou cartão de crédito, usando os dados disponibilizados para o efeito no portal académico de candidaturas.
• Caso pretenda candidatar-se a mais do que um curso, o candidato deverá efetuar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente.
• Cada candidato é responsável pela documentação que envia. A apresentação de processos de candidatura incompletos ou com informações falsas, designadamente no que se refere a elementos essenciais que permitam a sua correta apreciação e a aplicação dos respetivos procedimentos de seleção e seriação, implicará rejeição liminar da mesma.
• Os candidatos deverão apresentar os originais dos documentos fornecidos, quando solicitado.
• Serão admitidos condicionalmente os candidatos que, à data da candidatura não tenham ainda concluído a licenciatura.

 


 

[ Informação SPCE ]

Escola Doutoral de Primavera sobre Desenho da Investigação (Universidade de Aveiro) – 2.ª FASE DE INSCRIÇÕES

Foi alargado para o dia 17 de maio, o prazo de inscrição para a Escola Doutoral de Primavera sobre Desenho de Investigação, que se realizará de 24 a 26 de maio, na Universidade de Aveiro. Mais informamos que estão disponíveis 10 vagas.

Mais informações em http://spce.org.pt/assets/files/Escola%20Doutoral%20de%20Primavera.pdf