[ Informação Centro de Trauma – Centro de Estudos Sociais(CES) ]

Workshop “Trauma e Media”
9 de junho – 9h30 – Lisboa, CES Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato)

O tema em questão permite diversas abordagens, do tratamento jornalístico de situações potencialmente geradoras de trauma, ao modo como esse tratamento se vai refletir nas vítimas, no público e, também, nos próprios profissionais dos media. Como tal, o objetivo da sessão passa por pensar o exercício do jornalismo em situações de stress, estando, igualmente, aberta à participação de investigadores de outras áreas que, no seu trabalho, interajam com vítimas de violência, conflitos e/ou catástrofes.

O workshop contará com as seguintes intervenções:

. Adelino Gomes (Jornalista e investigador associado do CIES-IUL) – “Narrando o conflito/a catástrofe”
. Ana Aranha (Realizadora de programas de rádio) – “Vítimas de tortura da PIDE”
. Celina Manita (Professora associada da FPCEUP) – “Ouvindo o trauma dos outros”
. José Manuel Rosendo (Jornalista) – “Reportando o conflito/a catástrofe”
. Leonor Figueiredo (Jornalista) – “Vítimas de violência política (27 de maio em Angola)”
. Paulo Moura (Jornalista e escritor) – “No local de conflito/catástrofe”
. Sílvia Roque (investigadora do CES-UC) – “Mulheres vítimas de violência”

As inscrições são abertas ao público em geral e encontram-se a decorrer em: http://www.ces.uc.pt/centrodetrauma/index.php?id=14469&id_lingua=1&pag=19945&tipo=atividade

 


 

[ Informação Cristina Fernandes, Instituto de Educação-Universidade do Minho ]

XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018: “ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR”
De 5 a 7 de julho – Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Durante os próximos dias 5 a 7 de Julho tem lugar o XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018, ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A equipa docente é constituída por: Almerindo J. Afonso, José A. Palhares, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá, com os oradores convidados: Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Luísa Quaresma (Universidade Autónoma do Chile); António Neto-Mendes (Universidade de Aveiro); Andreia Gouveia (Universidade de Aveiro); Germano Borges (Universidade do Minho) e Álvaro Ribeiro (Universidade do Minho).

Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o atual sistema educativo. A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral. Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar.

O Curso de Verão propiciará a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema. Utilizando a metáfora da escalada para ilustrar o modo como se constrói a excelência e como se atinge o lugar cimeiro (pódio), propõe-se uma abordagem em torno de quatro etapas fundamentais: i) Aclimatização à cultura escolar; ii) Traçar o trilho e prender as cordas (socialização na cultura performativa); iii) Resistência e gestão do tempo e do esforço; iv) Transição para o ensino superior. A incursão pelas várias facetas da excelência escolar contempla, inicialmente, uma conferência sobre a relevância do “capital cultural” e um debate em torno da democratização e da performatividade nas sociedades contemporâneas e, no final, uma discussão sobre a cultura meritocrática no panorama internacional, em contraponto com outras alternativas no quadro de uma escola democrática. O curso encerra com o visionamento de um filme sobre a educação contemporânea e um debate comentado por um investigador.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais, municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.

Horário de funcionamento: Quinta-feira, 5 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sexta-feira, 6 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sábado, 7 de Julho (9h-13h)

Local de funcionamento:
Instituto de Educação – Universidade do Minho
Auditório Multimédia (dia 5 de manhã) e Sala 20/21 (restantes dias)
Campus de Gualtar, Braga

Inscrições: até 1 de Julho de 2018
Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação – Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710-057 Braga

Valor da inscrição:
45 € – Público em geral
20 € – Estudantes da Universidade do Minho

Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos).
Inscrições para o endereço eletrónico calexandra@ie.uminho.pt enviando os seguintes elementos:

• Nome
• Endereço
• Profissão
• NIF (para o recibo)
• Comprovativo de pagamento

Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de receção)
Mais informações: 253604279 / secdcse@ie.uminho.pt / calexandra@ie.uminho.pt

 


 

[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – ICS-UMinho ]

II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades – Módulo 2 – Género, Trabalho e Vida Privada

O prazo de inscrições no Módulo 2 – Género, Trabalho e Vida Privada do – II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades – foi prolongado até ao dia 1 de junho de 2018.

Conteúdos:
1. Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens no Trabalho, no Emprego e na Formação Profissional: Enquadramento jurídico nacional e internacional.
2. Perspetivas sobre a relação entre o trabalho e a vida privada.
3. O género e a relação entre o trabalho e a vida privada.
4. Boas práticas.

Duração: 7 horas (9:30-12:30/ 14:00-18:00)
Data: 11 de junho (2.ª feira)
Local: Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais/Universidade do Minho
Formadora: Íris Barbosa (Prof. Auxiliar, Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)

Valores da inscrição por módulo:
Formandos internos à Universidade do Minho (trabalhadores docentes e não docentes, investigadores e estudantes ): € 50,00;
Formandos externos à Universidade do Minho: € 75,00.

Faça a inscrição através do site: http://www.lasics.uminho.pt/formacaoavancadacics/?page_id=91

 


 

[ Informação Socius Eventos ]

2ª Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais
De 9 a 14 de julho – Brasil, Brasília

A Escola é composta por cursos intensivos, organizados em 5 módulos e mais 1 dia para atividades práticas relacionadas com os temas de interesse dos alunos. Ao longo desses 6 dias serão abordadas questões teóricas e práticas sobre o método de Análise de Redes Sociais.

O curso destina-se a estudantes de graduação, pós-graduação, investigadores, docentes universitários, quadros de empresas e da administração pública interessados em aprender e aplicar métodos, técnicas e ferramentas da Análise de Redes Sociais, aos mais variados domínios do conhecimento.

O curso conta com a participação de professores nacionais e internacionais, com vasta experiência nos diferentes tópicos abordados e com o potencial de prover uma capacitação de alto nível, tanto nas questões teóricas quanto práticas para uma aplicação imediata nas mais diferentes atividades.

Investigadores nas mais diversas áreas do conhecimento, além de profissionais de marketing e gestão pública, têm obtido resultados relevantes para os seus respetivos trabalhos.

Para saber mais sobre a Escola de Redes veja os comentários de colegas que já participaram edições anteriores em https://medium.com/escola-de-redes/relato-dos-alunos-da-última-turma-da-escola-de-redes-50bd902391b2 ou envie um e-mail para rbsam@unb.br

INSCRIÇÕES através do formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbUQRnpY4C4bA3Lvk21YAzuMSGGYU_TAGQw1yXGAkNsGnuEQ/viewform

Mais informações em https://medium.com/escola-de-redes

 


 

[ Informação CRIA Divulgação ]

2ª Edição do Curso Breve “A etnoficção enquanto método de realização audiovisual”
De 4 a 9 de junho – Lisboa, ISCTE-IUL

Inscreva-se através do formulário de inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKVtSp0cFW7Nb7sRuQoUB_-BEEbBNxtbzK1Odlck2pODtxzQ/viewform
até 3 de junho de 2018 [ novo prazo ]

Local: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Duração total: 30h

Justificativa
A etnoficção é um método de filmagem etnográfica, que foi desenvolvido por Jean Rouch no final da década de 1950. Nele, a fronteira entre ficção e documentário é fluida. A etnoficção privilegia o uso de “não” atores, filmagens no exterior, a improvisação tanto dos atores quando de filmagem, a pesquisa de campo e a colaboração dos sujeitos filmados, pois os personagens são inspirados em suas próprias vidas, assim as histórias dos atores sociais se misturam às histórias de seus personagens.
A etnoficção não é uma prática que se restringe à antropologia. Alguns cineastas, como o curdo Bahman Ghobadi e o português Pedro Costa, acabam por incorporar elementos da etnoficção em seus métodos de forma inconsciente.

Objectivos
Este curso tem o objetivo de discutir o que é a etnoficção, apresentar todas as etapas do processo, assim como capacitar os alunos a criarem seus próprios filmes etnoficcionais.
Realização de um curta-metragem por grupo de 4 a 5 estudantes.

Metodologia
Aulas expositivas, discussões em torno de cenas, trechos de filmes e curtas-metragens, leitura de obras de referência. Realização de uma etnoficção: filmagem e edição, acompanhada pelos professores.

Público-alvo
Graduandos, pós-graduandos e profissionais em antropologia, ciências sociais, cinema, comunicação e interessados em geral.

Requisitos
Compreender inglês, pois algum material audiovisual será apresentado nessa língua.

Datas
Período de inscrições: 27 de abril a 27 de maio de 2018
Curso: 04 a 09 de junho de 2018
Local: Laboratório Audiovisual – polo CRIA-IUL
Nº de participantes: 15

Custo
Investigadores(as) do CRIA – 60€
Outros – 90€

 


 

[ Informação FPCEUP ]

Educação Contínua FPCEUP: Curso “Introdução à Modelagem de Equações Estruturais”

Resumo: a modelagem de equações estruturais é uma das ferramentas estatísticas mais poderosas, complexas e flexíveis para testar modelos na área das Ciências Sociais e Humanas. Cada vez mais, procura-se analisar dados recorrendo à modelagem estatística complexa, para validar questionários, testar efeitos de mediação, comparar a relação entre variáveis entre grupos, entre outros objetivos/necessidades. Esta formação pretende suprir essa necessidade crescente de formação nesta área.

Datas: de 4 a 25 de junho de 2018

Duração: 36 horas presenciais

Formador: Doutora Teresa Limpo

Supervisor Científico: Professor Doutor Rui A. Alves

Candidaturas online e mais informações: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14802