[ Informação ICS Divulgação ]

Escola de Verão “The Governance of European Internal Security in a Time of Political Uncertainty and Populism”

The Summer School aims to map and critically reflect on the European Union’s approaches to internal security, taking into consideration the context of political uncertainty and populism we currently find ourselves in. By focusing namely on migration, organised crime, cyber security and terrorism, the main objective of the course is to explore how these phenomena have been conceptualised by the EU and how such conceptualisation has shaped its responses, both at the institutional and policy levels. On this basis, the course proposes to understand what kind of actor the EU has become in the area of internal security, as well as how EU actions are perceived by different actors on the ground. It will do so by exploring the following elements:

• Explain the origins of EU’s approaches to internal security (in particular migration, organised crime and terrorism);
• Compare the development of EU’s internal security policies, namely the creation of the Area of Freedom, Security and Justice, and their key milestones;
• Identify contemporary challenges to European internal security;
• Critically assess the effectiveness of these policies and their shaping of EU actorness.

More information and applications at https://www.ics.ulisboa.pt/temas-e-problemas/governance-european-internal-security-time-political-uncertainty-and-populism?utm_term=Divulgacao_Summer_School_Governance&utm_campaign=Lista+interna_Total&utm_source=e-goi&utm_medium=email

 


 

[ Informação ICS Divulgação ]

Escola de Verão “Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador com Recurso ao MAXQDA”

O objetivo central deste curso é facultar uma formação em análise de dados qualitativos assistida por computador que garanta um conhecimento das principais ferramentas e recursos atualmente disponíveis, assim como das principais tendências nesta área. Uma componente conceptual e epistemológica forte e diversificada, será combinada com uma formação prática e operacional, que permitirá aos participantes apreender as opções existentes e dessa forma direcionarem corretamente o seu trabalho. Será dado destaque particular à análise de conteúdo enquanto abordagem metodológica capaz de dialogar com uma ferramenta microinformática de suporte ao processo de investigação e de análise de dados. Neste curso, haverá espaço para a realização de operações com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo entrevistas, grupos focais, imagens, dados tabulados, diplomas legais, recolhas de imprensa, páginas internet, referências bibliográficas, áudio ou vídeo. Atividades de prática assistida serão combinadas com um conjunto alargado de materiais de suporte, incluindo a disponibilização de tutoriais para referência futura.

Mais informação e inscrições em https://www.ics.ulisboa.pt/metodos-e-tecnicas/analise-de-dados-qualitativos-assistida-por-computador-com-recurso-ao-maxqda?utm_term=Divulgacao_Summer_School_maxqda&utm_campaign=Lista+interna_Total&utm_source=e-goi&utm_medium=email

 


 

[ Informação IDN Relações Públicas ]

IDN e ISCTE: Pós-Graduação “POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA E DEFESA” (candidaturas)

Informação detalhada: https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/formacao/cursos-de-formacao/78-politicas-setoriais-e-territoriais/451-pos-graduacao-em-politicas-publicas-de-seguranca-e-defesa
Folheto do curso: https://www.idn.gov.pt/conteudos/documentos/IV_PGPPSDN.pdf

 


 

[ Informação Cristina Alexandra, IE-UMinho ]

XIV Curso de Verão “REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO”

Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho tem lugar o XIV Curso de Verão, REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Projeto ‘EduPlaces/Locais Educadores: Práticas, Vozes, Percursos de Educação Inclusiva’ do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

A equipa docente é constituída por investigadores de quatros centros de investigação de quatro universidades portuguesas: Carlos Alberto Gomes (coord.), Almerindo Afonso, Emília Vilarinho, Joana Lúcio, José Palhares e Manuel António Silva (CIEd/UMinho), Rosanna Barros (CIEO/UAlg), Raquel Rodrigues e Tiago Neves (CIIE/FPCEUP), Armando Loureiro (CIIE/UTAD), Isabel Costa, Marta Rodrigues (CETRAD/UTAD).
O sistema educativo português tem percorrido caminhos de democratização cuja compreensão passa pela análise de uma das manifestações mais expressivas dessa construção: a universalização da participação na aprendizagem e na escola e a progressão da igualdade de resultados dessa participação. Debater práticas que efetivam esses caminhos é contribuir para um conhecimento relevante e útil para a ação dos profissionais nos contextos educativos.
O Curso de Verão Remar contra as desigualdades em educação propõe aos participantes: analisar Práticas socioeducativas orientadas para superar barreiras à participação na aprendizagem e na escola; compreender que condições, processos e fatores contribuem para superar essas barreiras, nas perspetivas dos sujeitos envolvidos ? responsáveis, jovens, técnicos e professores, famílias; analisar em que dimensões as práticas em estudo integram dinâmicas próximas de comunidades de aprendizagem e de práticas; apreender como perspetivam os jovens os seus projetos e oportunidades de vida, entre escola, família e comunidades; elucidar fatores e processos envolvidos na construção de percursos académicos bem-sucedidos de jovens envolvidos nas práticas em estudo, segundo os próprios sujeitos.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais de educação escolar e não-escolar.

Mais informações em https://www.ie.uminho.pt/pt/Paginas/DetalheEvento.aspx?Codigo=54864