[ Informação GCP CIES-IUL ]
Workshop de Investigação CIES-IUL | ISCTE-IUL: “Estigma, Ideología y Políticas Públicas: Violencia institucional em contextos de trabajo sexual”, por Estefanía Acién González (Universidad de Almería)
(3 de julho – 13h30 – Lisboa, Sala C3.02 do Edifício II do ISCTE-IUL
[ Informação ICS Divulgação ]
ESCOLA DE VERÃO: “The Governance of European Internal Security in a Time of Political Uncertainty and Populism” (15/07/2019 a 19/07/2019)
The Summer School aims to map and critically reflect on the European Union’s approaches to internal security, taking into consideration the context of political uncertainty and populism we currently find ourselves in. By focusing namely on migration, organised crime, cyber security and terrorism, the main objective of the course is to explore how these phenomena have been conceptualised by the EU and how such conceptualisation has shaped its responses, both at the institutional and policy levels. On this basis, the course proposes to understand what kind of actor the EU has become in the area of internal security, as well as how EU actions are perceived by different actors on the ground. It will do so by exploring the following elements:
• Explain the origins of EU’s approaches to internal security (in particular migration, organised crime and terrorism);
• Compare the development of EU’s internal security policies, namely the creation of the Area of Freedom, Security and Justice, and their key milestones;
• Identify contemporary challenges to European internal security;
• Critically assess the effectiveness of these policies and their shaping of EU actorness.
More information and applications at https://www.ics.ulisboa.pt/temas-e-problemas/governance-european-internal-security-time-political-uncertainty-and-populism?utm_term=Divulgacao_Summer_School_Governance&utm_campaign=Lista+interna_Total&utm_source=e-goi&utm_medium=email
ESCOLA DE VERÃO: “Métodos Avançados de Análise de Dados” (09/07/2019 a 26/07/2019)
Este ano oferecemos três módulos que manterão o padrão pedagógico dos anos anteriores. Neste sentido, os módulos terão uma componente teórica acompanhada de uma forte componente prática em que os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências na análise de dados usando o MPlus e R project.
Os participantes são convidados a trabalhar sobre os seus problemas de pesquisa utilizando os seus próprios dados e a desenvolver os seus próprios modelos de análise.
Mais informação e inscrições em https://www.ics.ulisboa.pt/metodos-e-tecnicas/escola-de-verao-em-metodos-avancados-de-analise-de-dados?utm_term=Divulgacao_Summer_School_Metodos_Avancados_Analise_Dados&utm_campaign=Lista+interna_Total&utm_source=e-goi&utm_medium=email
[ Informação FPCEUP ]
Educação Contínua FPCEUP: Próximas Formações
Curso Prático de Mindfulness
Datas: 13 de julho a 31 de agosto de 2019
Duração: 16 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=20021
Educação para a cidadania e prevenção do assédio sexual em contexto escolar
Datas: 8 a 12 de julho de 2019
Duração: 15 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15341
Coaching para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais: curso inicial (nível 1)
Datas: 6 de julho a 8 de agosto de 2019
Duração: 30 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15341
Análise qualitativa com apoio do NVivo
Datas: 26 a 30 de agosto de 2019
Duração: 24 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15341
Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise
Datas: 27 a 30 de agosto de 2019
Duração: 16 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=9641
[ Informação Cristina Alexandra, IE-UMinho ]
XIV Curso de Verão “REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO” (inscrições até 4 de julho)
Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho tem lugar o XIV Curso de Verão, REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Projeto ‘EduPlaces/Locais Educadores: Práticas, Vozes, Percursos de Educação Inclusiva’ do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
A equipa docente é constituída por investigadores de quatros centros de investigação de quatro universidades portuguesas: Carlos Alberto Gomes (coord.), Almerindo Afonso, Emília Vilarinho, Joana Lúcio, José Palhares e Manuel António Silva (CIEd/UMinho), Rosanna Barros (CIEO/UAlg), Raquel Rodrigues e Tiago Neves (CIIE/FPCEUP), Armando Loureiro (CIIE/UTAD), Isabel Costa, Marta Rodrigues (CETRAD/UTAD).
O sistema educativo português tem percorrido caminhos de democratização cuja compreensão passa pela análise de uma das manifestações mais expressivas dessa construção: a universalização da participação na aprendizagem e na escola e a progressão da igualdade de resultados dessa participação. Debater práticas que efetivam esses caminhos é contribuir para um conhecimento relevante e útil para a ação dos profissionais nos contextos educativos.
O Curso de Verão Remar contra as desigualdades em educação propõe aos participantes: analisar Práticas socioeducativas orientadas para superar barreiras à participação na aprendizagem e na escola; compreender que condições, processos e fatores contribuem para superar essas barreiras, nas perspetivas dos sujeitos envolvidos ? responsáveis, jovens, técnicos e professores, famílias; analisar em que dimensões as práticas em estudo integram dinâmicas próximas de comunidades de aprendizagem e de práticas; apreender como perspetivam os jovens os seus projetos e oportunidades de vida, entre escola, família e comunidades; elucidar fatores e processos envolvidos na construção de percursos académicos bem-sucedidos de jovens envolvidos nas práticas em estudo, segundo os próprios sujeitos.
Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais de educação escolar e não-escolar.
Mais informações em https://www.ie.uminho.pt/pt/Paginas/DetalheEvento.aspx?Codigo=54864
[ Informação Congresso Internacional de Redes Sociais, UÉvora ]
Curso de Análise de Redes Sociais na Summer School 2019 – Universidade de Évora
(1ª Edição, 15 a 19 de julho de 2019 | Universidade de Évora | Portugal)
A Escola de Verão de Análise de Redes Sociais é um programa de formação intensivo que pretende capacitar os participantes de métodos e técnicas de análise de redes sociais e que se realizará de dois em dois anos, beneficiando do ano de interregno do CIReS, em Évora.
Enquadrada pela linha de promoção de análise de redes sociais do polo de Évora do Cics.Nova, esta Escola pretende, para além da dimensão formativa, reforçar a networking entre alunos, docentes e investigadores, nacionais e estrangeiros, que desenvolvem o seu trabalho em análise de redes sociais.
O desenvolvimento da Escola é uma organização conjunta do CICS.NOVA (Portugal) (https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt) e do CRIE (Brasil) (http://www.crie.ufrj.br).
Coordenação científica:
Em Portugal:
Joaquim Fialho – Coordenador | José Saragoça, Maria da Saudade Baltazar, Marcos Olímpio dos Santos – Coordenadores-adjuntos
No Brasil:
Marcos Cavalcanti – Coordenador | Valéria Macedo e Larriza Thurler – Coordenadoras-adjuntas
Professores:
1.Teoria e Metodologia das Redes Sociais: Narcizo Pizarro e Reyes Herrero – Universidade Complutense de Madrid
2.Ferramentas de Análise de Redes Sociais: visualização de dados com Gephi: Fábio Castro Gouveia – Fiocruz – Rio de Janeiro
Programas a utilizar:
Ucinet
Pajek
Gephi
Notepad++
Inscrições limitadas a 30 participantes:
Preço da inscrição: 150.00€
Inscrições em: http://www.summerschool2019.uevora.pt/network.php
Pedido de informações para: cires@uevora.pt