[ Informação CRIA Divulgação ]
Curso CRIA Património Cultural Imaterial
(27 a 31 de janeiro – 10h00 / 18h00 – Lisboa, Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH | Campus de Campolide)
Apresentação
O Património Cultural Imaterial refere-se aos bens culturais imateriais, e elementos materiais e naturais associados, que são expressivos de identidades e memórias coletivas de grupos e comunidades. Em 2003, a UNESCO aprovou a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que entrou em vigor em Portugal em 2008, com o intuito de impulsionar o estudo, salvaguarda, valorização e divulgação da diversidade cultural e de fomentar o desenvolvimento sustentável.
O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), enquanto promotor de diversas iniciativas nesta área e ONG consultora da UNESCO no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, convida agentes culturais, técnicos municipais e demais interessados a se inscreverem no curso Património Cultural Imaterial que tem como objetivo capacitar os participantes para os principais debates e instrumentos implicados na sua conceção, inventariação e salvaguarda.
Programa do curso: https://drive.google.com/file/d/1HOe6YgOv98T0uaEIqSObgneqGdtTsG0j/view
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoTPQ4PzT-xvwXc5jAPADfdqszZPoYZSxUxLB-UzAWIa0Vww/viewform
[ Informação GCP CIES-IUL ]
(15 de janeiro – 13h30 / 14h30 – Lisboa, Sala C2.01 do Edifício II do ISCTE-IUL)
Post-communist international migration in Albania has been considered to be a male-dominated phenomenon, particularly during the first post-communist decade, 1990–2000, when men migrated for economic reasons. Women remained in Albania, moving internally to care for their families, and only later on migrating abroad for family reunification purposes. However, post-2000 migration data points to a shift: the gap between male and female migrants who leave Albania to migrate abroad has become insignificant. Various scholars have shown that women’s participation in Albanian migration processes is more complex than apparent in the macro-scale studies. The primary goal in my research was to provide more in-depth knowledge of women’s experiences and their roles in migration processes in Albania.
This presentation focusses on the experiences of internal and international female student migrants. Student migration in Albania has been analysed mostly statistically, a perspective that often hides the peculiarities of the experiences. As well, the analyses have often focussed only on the educational dimension of migration leaving aside the intersection with other gendered experiences. The interviews with these young women showed that although education as a passport to a better job was chief among the reasons pushing them to migrate, other reasons were also significant. Migrating to study was for them a socially accepted way to escape the constraining gender norms and expectations in their hometowns.
[ Informação FPCEUP ]
Próximas Formações Educação Contínua FPCEUP
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Perfil Neuropsicológico
Datas: 25 de janeiro a 14 fevereiro de 2020
Duração: 24 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=6961
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita
Datas: 4 a 18 de fevereiro de 2020
Duração: 15 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=4642
Curso prático de Mindfulness e Práticas Meditativas
Datas: 4 a 18 de fevereiro de 2020
Duração: 22 horas totais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=21041
Como desenvolver equipas eficazes – nível 1
Datas: 8 e 15 de fevereiro de 2020
Duração: 9 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=12941
Como preparar e conduzir entrevista de avaliação de competências
Datas: 8 a 28 de fevereiro de 2020
Duração: 15 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=5001
Organização e Gestão da Formação
Datas: 8 de fevereiro a 21 de março de 2020
Duração: 30 horas totais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=16321
Educação, Cooperação e Sul Global:Qualidade e Cooperação para o Desenvolvimento na área da Educação
Datas: 20 de fevereiro a 26 de março de 2020
Duração: 33 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=19521
Questões Práticas de Orientação Vocacional com Jovens
Datas: 28 de fevereiro a 21 de março de 2020
Duração: 26 horas presenciais
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=13681