[ Informação SOCIUS ]
Curso Leadership.YOU
(De 28 de fevereiro a 4 de abril – Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa
O Curso Leadership.YOU consiste numa formação dedicada à temática da liderança nas organizações e tem como objectivo principal dar aos participantes uma oportunidade de fazerem um processo de transformação pessoal com base na reflexão e no autoconhecimento, proporcionando, ao mesmo tempo, a aquisição de ferramentas e práticas de liderança participativa e humanista.
Leadership.YOU resulta da organização conjunta do Hub ULab ISEG, SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG, empresa Revolutions for a Better World SL, e conta com o patrocínio da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável.
PROGRAMA
Este curso consiste numa série de 6 imersões e está estruturado da seguinte forma:
1ª O Valor humano em Liderança
2ª Consciência Individual e Social
3ª Consciência Individual e Coletiva em Liderança
4ª Liderança e Bem Estar
5ª Co-criação e Evolução em Liderança
6ª Liderança e Inovação
METODOLOGIAS
Formar novos Líderes exige transformação pessoal. E por isso as dinâmicas durante as sessões são centradas à volta de: debates, partilhas, exercícios individuais e em grupo, jogos de aprendizagem, dinâmicas de criação de conhecimento através de movimentos de expressão corporal e de capacidade criativa e de inovação pessoal.
Todas as aprendizagens terão associadas casos práticos – sociais, organizacionais ou pessoais – a serem facilitados através das metodologias. A metodologia associada a cada módulo será o suporte básico desse caminho que terá uma vertente experiencial. Cerca de 95%.
Metodologias ™ consideradas nesta formação: Liderança Autêntica, Teoria U, Social Presencing Theater, Mindfulness, Way of Council, Comunicação Não Violenta, Lego Serious Play, Sociodrama, Teatro do Oprimido, Inteligência Emocional, Coaching.
O curso será ministrado por 13 especialistas da área.
DESTINATÁRIOS
CEOs, quadros médios e de direção, empresários, empreendedores, organizadores de projetos sociais, decisores políticos e membros do governo, educadores, líderes de opinião. Limite de 20 vagas por edição.
DATAS
28/29 FEV, 06/07 MAR, 13/14 MAR, 20/21 MAR, 27/28 MAR, 03/04 ABR. 2020 (sextas e sábados)
Duração total: 54horas
HORÁRIO
Sextas: 18:30-22:30
Sábados: 8:00-13:30
LOCAL
ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa
Inscrições até 27 de fevereiro em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVvW4fMbf6tTQKSj7nRx-PqI04hc9eAh4IKtM1wncRv2Hb-Q/viewform
Fee: 1900€, com desconto de -20% para grupos, estudantes e desempregados.
Mais informação disponível em: https://theleadershipofyou.com/
Contactos: socius@iseg.ulisboa.pt / 213 925 910/4
[ Informação CRIA Divulgação ]
Curso livre CRIA: “CAMINHAR COMO MÉTODO DE PESQUISA: O MÉTODO DOS ITINERÁRIOS”
(20, 21 e 22 de fevereiro – Lisboa, Laboratório Audiovisual do CRIA (Sala AA1.26, Ala Autónoma) do ISCTE-IUL
Apresentação
Este curso tem o objetivo de apresentar os fundamentos metodológicos de uma abordagem qualitativa de pesquisa: o método dos itinerários. Este método não é apenas uma ferramenta, mas permite levar em conta realidades e escalas que, habitualmente, ou escapam à observação ou são eliminadas no estado da análise.
O curso propõe uma abordagem do acto de caminhar como método integrado e interdisciplinar para captar a experiência territorial das pessoas (em particular nos territórios urbanos) mas também em refletir sobre os espaços caminháveis e aqueles que se interditam ou dificultam acessos e ainda sobre o caminhar como ato de resistência e assimilação estético-sensorial do território (em particular, da cidade).
Inscreva-se online até 13 de fevereiro através do formulário de inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSea_fY94B2qRyygFVun3IYyTKIdB4vVcpgedR98SLmd8aAz2Q/viewform
[ Informação GCP CIES-IUL ]
Workshop de Investigação CIES | ISCTE: “A política na família? Das (im)possibilidades de transmissão política entre gerações”, por Maria Gilvania Silva (CIES)
(29 de janeiro – 13h30 – 14h30 – Lisboa, Sala C2.01 (Edifício II) do ISCTE-IUL)
Neste workshop partilha-se os resultados de uma investigação de doutoramento, desenvolvida no âmbito da Sociologia da Educação (entre 2013 e 2017), que teve como objetivo principal compreender e analisar as maneiras como duas gerações de trabalhadores, moradores de um bairro popular no subúrbio industrial do ABC Paulista (São Paulo/ Brasil) se relacionam com assuntos ligados à política. Trata-se de um estudo sobre os processos de socialização política, com ênfase na esfera familiar e que buscou lançar luzes sobre como os indivíduos desenvolvem (herdando e transmitindo) determinados modos de perceber e atuar no “mundo da política”.
A primeira geração analisada é constituída por trabalhadores nascidos entre as décadas de 1940 e 1960, muitos de seus membros são conhecidos por fazerem parte do grupo de trabalhadores e sindicalistas “peões do ABC” (que junto com outros movimentos sociais das décadas de 1970/1980 contribuíram para o processo de redemocratização no Brasil à época). E a segunda, formada por seus filhos, nascidos nesta região entre as décadas de 1970 e 1990.
Mobilizando metodologia qualitativa, por meio de observações no bairro, na rotina das famílias e realização de entrevistas em profundidade; e também, metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionários domiciliares a uma amostra representativa do bairro, foi possível mapear tendências de comportamentos políticos entre os moradores, classificadas entre tendências de militância, engajamento pontual e desinteresse por política e, ainda, diferentes tipos de transmissão política entre as gerações familiares que variam entre sólidas e porosas.