[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Oferta Formativa | Instituto da Educação

Mais informações em http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/62c9b31be54dd4bfb236f605-2459bf096c971baaeTe2grqe4F90e0faf91c07-

 


[ Informação InfoICS – UMInho ]

CANDIDATURAS ABERTAS | Mestrados do Instituto de Ciências Sociais 2021/2022

Já se encontram abertas as candidaturas aos cursos de mestrado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A 1ª fase decorrerá até 7 de julho e todo o processo de candidatura é online.

Aqui encontrará toda a informação necessária sobre o processo de candidatura: https://www.ics.uminho.pt/pt/Ensino/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Cursos de:

ARQUEOLOGIA
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO, ARTE E CULTURA
COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
MEDIA ARTS NOVO
PATRIMÓNIO CULTURAL
SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA DO GÉNERO E DA SEXUALIDADE NOVO

Mais informações sobre os nossos mestrados em https://www.ics.uminho.pt/pt/Ensino/Mestrados/Paginas/default.aspx

 


[ Informação CRIA ]

3ª FASE CANDIDATURAS | Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia

O âmbito temático e científico do doutoramento PICM adequa-se ao Programa Ciência no Património Cultural e, nesse âmbito, às candidaturas recentemente abertas a bolsas de investigação, ainda em curso. Mais informações sobre as bolsas aqui: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/static/data/docs/2021/06/25/AvisoCiencia.pdf

Apresentação

O programa é promovido conjuntamente pela NOVA FCSH e pelo ISCTE em articulação com três centros de investigação – CRIA, INET-md e IELT– com pesquisa consolidada nas áreas da antropologia, etnomusicologia e literaturas tradicionais. Esta será a sua 4ª edição depois da sua criação em 2013 no âmbito dos programas doutorais de excelência da FCT.

O Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia visa fornecer uma aproximação simultaneamente diversificada e crítica aos processos contemporâneos de produção, reprodução e difusão de formas culturais. Centrado na pesquisa interdisciplinar, o programa aborda temas como as fronteiras porosas entre património material/imaterial, património natural/cultural, património e artes, o papel dos museus e do turismo na objectificação da cultura, a circulação e reescalonamento de expressões culturais, a relação entre formas materiais e imateriais de expressão cultural, o estudo do ritual e outras performances culturais, e a gestão política do património.

A par da incidência nas práticas culturais e no Património Cultural em Portugal, o programa abre-se também a outros contextos de pesquisa em diferentes eixos geográficos, bem como à relação entre património, cidadania e cosmopolitismo, transnacionalismo, relações internacionais e diplomacia cultural.

O Programa visa formar investigadores e profissionais altamente qualificados, com particular foco no Património Cultural, servir de fórum académico para a pesquisa e discussão crítica dos processos de patrimonialização e fornecer competências profissionais que permitam o desempenho de um papel ativo na sociedade.

Mais informações em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/doutoramento_antropologia-politicas-e-imagens-da-cultura-e-museologia-em-associacao-com-o-iscte-iul/

 


[ Informação CFEC ]

6ª edição da Pós-Graduação em Mediação Familiar (homologada pela Direcção Geral de Política de Justiça)

Mais informações em https://www.isssp.pt/isssp/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=2132