[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Oferta Formativa | Mestrados | Instituto da Educação

O Instituto de Educação (IE) é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, localizada na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração. O IE adota o entendimento de que a Educação e a Formação constituem domínios científicos e profissionais decisivos para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Assumindo e valorizando a transdisciplinaridade, os cursos e atividades do IE visam gerar, difundir e aplicar conhecimento sobre os contextos e processos que configuram a Educação e a Formação como campos de práticas e de investigação, com um contributo inquestionável na promoção da cidadania democrática.

Os nossos Mestrados

Administração Educacional e Regulação da Educação

O mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação do Instituto de Educação, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da Administração Educacional desenvolvendo capacidades de análise crítica, de investigação e difusão de conhecimento sobre processos e práticas de gestão, liderança, regulação e inspecção de instituições educativas.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-administracao-educacional-e-regulacao-da-educacao/

Ciências da Educação

O objetivo principal do Mestrado em Ciências da Educação consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-ciencias-da-educacao/

Ciência Cognitiva e Educação

O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da Ciência Cognitiva e da Educação com foco nos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto escolar.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-ciencia-cognitiva-e-educacao/

Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor

O plano de estudos do Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-ciencias-da-educacao-educacao-especial-dominio-cognitivo-e-motor/#apresentacao

Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

O curso de mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, com o conjunto de unidades curriculares que oferece, qualifica os estudantes para o exercício da profissionalidade docente, proporcionando e atualizando conhecimentos nas áreas científica, didática e sociocultural, contribuindo para uma reflexão fundamentada e crítica sobre teorias e práticas educativas no domínio das artes e cultura visual.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-ensino-de-artes-visuais-no-3o-ciclo-do-ensino-basico-e-no-ensino-secundario/

Educação Comparada e Internacional

A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa vem ocupar um lugar vazio pela ausência de formação especializada no campo da ECI em Portugal e nos países de língua portuguesa e conta com um corpo docente fortemente motivado (e qualificado) nas problemáticas da ECI, que contribuirá para uma formação relevante de um novo perfil de profissionais da educação.

+info: http://ie.ulusofona.pt/cursos/mestrado-em-educacao-comparada-e-internacional/

 


[ Informação Comunicacao ISUP ]

Sessão de apresentação online do Doutoramento em Sociologia da FLUP
(14 de julho – 14h30)

O Doutoramento em Sociologia é uma formação aprofundada, atualizada e crítica em termos epistemológicos, teóricos, metodológicos e técnicos. Constitui-se como um espaço de ensino e de investigação sociológica a nível doutoral, marcado pela inovação e pela criação de condições para exame de temáticas emergentes e a construção de novos desafios teóricos. Visa a preparação pós-graduada de investigadores, professores do ensino superior e de profissionais altamente qualificados para organizações públicas e privadas de natureza diversa.

O Doutoramento tem a duração de seis semestres curriculares, correspondendo a 180 ECTS. A estrutura curricular integra, no 1º semestre, as unidades curriculares: Seminário de Elaboração da Tese I; Teoria Sociológica Aprofundada; Configurações e Transições Societais: do século XX ao século XXI; Seminário de Elaboração da Tese II; Desigualdades Sociais e Ação Politica; Metodologia Sociológica Aprofundada. Os restantes semestres serão ocupados com a elaboração da Tese.

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85968081443?pwd=QTI4WHdvbi9oME4yU1FFOThKY0ZpQT09
(password 030864)

 


[ Informação FPCEUP ]

Próximos cursos a iniciar | Educação Contínua FPCEUP

Análise qualitativa com apoio do NVivo

Datas: Início a 23 de agosto de 2021
Regime: presencial
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=4961

Introdução à Análise de dados com o Programa SPSS – Análise Univariada e Bivariada

Datas: Início a 26 de agosto de 2021
Regime: presencial
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=4681

Curso prático de Mindfulness e Práticas Meditativas

Datas: Início a 28 de agosto de 2021
Regime: presencial
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=21041

Avaliação de desempenho e gestão da produtividade

Datas: Início a 11 de setembro de 2021
Regime: online
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=22341

Coaching para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais

Datas: Início a 16 de setembro de 2021
Regime: online
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=20301

Orientação Vocacional: da infância à idade adulta

Datas: Início a 29 de setembro de 2021
Regime: online
Informações detalhadas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=22581

 


[ Informação INSPSIC – Instituto de Formação Avançada ]

Missões Humanitárias – Especialização Pós-Universitária

Coordenação Científica:
Sónia Cunha, Professora Doutora
Susana Gouveia, Mestre

Destinatários:
Psicólogos (Juniores, Diplomados, Estudantes), técnicos das Estruturas de Acolhimento de refugiados; técnicos das estruturas que trabalham com requerentes de asilo; diplomatas; jornalistas; forças de segurança; profissionais de saúde; técnicos de Serviço Social; Educadores Sociais e, outros profissionais de saúde sujeitos à apreciação curricular da Coordenação Científica.

Inscrições:
Porto – 23 Out. 2021- Inscrições Abertas
Livestream / Online – 23 Out. 2021- Inscrições Abertas

Mais informações em https://www.inspsic.pt/curso/293

 


[ Informações SOCIUS ]

Incrições abertas: ESCOLA LUSO-BRASILEIRA DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS 2021
(2 a 7 setembro 2021 – Online)

Estão abertas as inscrições para a ESCOLA LUSO-BRASILEIRA DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS, a decorrer entre 2 a 7 de setembro de 2021, online e em português.

O objetivo desta Escola é transmitir conhecimentos relacionados com o tema de redes complexas e análise de redes sociais a toda a comunidade lusófona.

A Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais teve início em 2017, na sequência de uma parceria entre investigadores e professores de Portugal (SOCIUS/CSG-ISEG, ISPA e FLUC) e do Brasil (FIOCRUZ). A Escola tem decorrido no Brasil e em Portugal, em anos alternados.

Mais informações em https://mailchi.mp/5dc0d3824776/incries-abertas-escola-luso-brasileira-de-anlise-de-redes-sociais-2021?e=656dd8b624