[ Informação FPCEUP ]
Serviço para a Educação Contínua FPCEUP
Gestão do Stress e Prevenção do Burnout
Candidaturas (2ª fase): até 21 de junho
Datas realização: 2 a 23 de julho
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2021&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=26101
Desenvolvimento Pessoal e Competências Transversais
Candidaturas: até 18 de julho
Datas realização: início em setembro
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2022&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=26761
Competências Digitais e Participação Social
Candidaturas: abertas
Datas realização: setembro/outubro
Informações detalhadas: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2022&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=26641
Obs.: cursos financiados pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
[ Informação Cristina Alexandra, IE-UMinho ]
Inscrições até 23 de junho | XV Curso de Verão 2022 “OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE”
O conhecimento dos diretores, seus perfis e suas equipas, baseado na investigação, após a publicação do DL n.º 75/2008, reveste-se de importância nuclear na formação de educadores e professores. Para além da relativa novidade daquele órgão unipessoal, acrescem outros elementos que são indicadores da complexidade do contexto atual, destacando-se: os agrupamentos de escolas e respetivos perfis; as competências acrescidas do poder municipal; as tensões entre democratização, performatividade e excelência, incluindo a gestão pedagógica da diversidade; a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; a produção de conhecimento científico e os impactos desses dados e conclusões em termos de políticas e práticas por parte dos atores políticos centrais, autoridades locais, dirigentes e outros atores escolares.
O Curso de Verão Os Diretores Escolares em Ação: Democracia, Autonomia e Performatividade propõe aos participantes: analisar a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; reconhecer as tensões que se estabelecem entre diretor e direção e refletir sobre as peculiaridades inerentes à ideia de “equipa de direção”; conhecer dados de investigação sobre o perfil do(a) diretor(a) e a sua motivação para o exercício do cargo; problematizar os efeitos da configuração “agrupamento” na democratização e melhoria dos processos de escolarização; partilhar e discutir dados de investigação relativos à gestão da diversidade de públicos na escola, com partilhar ênfase nos modos de agrupamento dos alunos; conhecer e problematizar políticas educativas locais de municípios concretos, com destaque para análise da conceção e desenvolvimento de alguns dos instrumentos de tais políticas como a carta educativa, projeto educativo, entre outros; discutir os sentidos atuais de mérito e da excelência escolares e o seu impacto nos processos de gestão e liderança; debater a influência do conhecimento produzido no âmbito da Administração Educacional na definição das políticas e das práticas dos vários atores com intervenção na arena educativa.
Mais informações: calexandra@ie.uminho.pt
[ Informação Simon Prideaux ]
Free Online Postgraduate+ Workshop (14 September 2022)
+info: https://www.injustice-intl.org/cfps-workshop-september