[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]

Workshop “Extensão e Pós-Graduação- Observatório da Cidadania e Relações de Poder: Inserção e Impacto Social da Pós-Graduação”
(6 de outubro – 14h00 / 16h00 – Sala de Reuniões 1 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Resta claro que a participação política da sociedade civil foi reduzida ao máximo na esfera institucional nessa última quadra no Brasil. Esse contexto pode ser considerado como reflexo da regressão de regimes democráticos em escala mundial, em que rankings da democracia como o elaborado pelo The Economist classificam o Brasil como uma ‘Democracia Imperfeita’. A esfera que ainda possibilita formas democráticas do exercício da participação política pelos “de baixo”, como se refere Florestan Fernandes (1981), encontra-se em iniciativas embasadas na organização popular ou na parceria da sociedade com IES comprometidas com a defesa da Democracia enquanto valor a ser cultivado. Neste sentido iniciativas como Observatórios da Cidadania assumem um protagonismo inegável na articulação entre comunidade acadêmica e comunidade externa para a promoção de efetivos espaços de formação de uma cultura política voltada à reflexão, debate e ação direcionadas à promoção da plena vivência da Cidadania e contribuindo para interromper o movimento cíclico de instabilidade na vivência da Democracia no Brasil.

Professores Regentes:
Profa. Dra. Gimima Silva (PPGICH/UEA)
Profa. Dra. Lúcia Puga (PPGICH/UEA)
Prof Dr Otávio Rios (PPGICH/UEA)

 


[ Informação Divulgação FPCEUP ]

2ª fase candidaturas | Curso Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe | Programa Impulso Adultos PRR

Últimas candidaturas!

Curso para dar conta das formas de atuação passíveis de serem utilizadas por adultos, à semelhança dos primeiros socorros físicos, sobretudo em contextos multivítima (ex.: incêndios, acidentes com veículos de transporte de passageiros, etc.), que torna crucial o conhecimento dos planos de proteção civil e o teatro de operações com os seus múltiplos intervenientes, bem como os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional.

2ª fase de candidaturas: até 09-10-2023

Datas de realização: 03-11-2023 a 30-11-2023

Ação financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

Mais informações e candidaturas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2023&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=30301

 


[ Informação Patricia Pereira – FCSH-UNL ]

Aula Aberta do Mestrado em Estudos Urbanos (NOVA e ISCTE) “Segregação e mistura social em uma metrópole brasileira”, por Luciana Andrade (Univ.Católica de Minas Gerais) e Jupira Mendonça (Univ.Federal de Minas Gerais)
(9 de outubro – 18h00 / 20h00 – Lisboa, Colégio Almada Negreiros – NOVA Campolide)

Entrada livre.
+info: http://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/agenda/2023-10/segregao-e-mistura-social-em-uma-metrpole-brasileira

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]

Aula aberta “THE UNKNOWN MARX AND ENGELS. WHAT THE MEGA HAS TOLD US SO FAR AND WHAT WE DID NOT KNOW BEFORE”, por MICHAEL KRÄTKE (Univ. Lancaster/Univ. Amesterdão)

(12 de outubro – 17h00 – Braga, Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

Com moderação e comentários de Fernando Bessa Ribeiro (ICS-UMinho) e Bruno Madeira (ICS-UMinho).

(16 de outubro – 14h00 – Porto, Sala 111 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Com moderação e comentário de João Teixeira Lopes (FLUP).

(17 de outubro – 17h00 – Lisboa, Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa – NOVA FCSH)

Com moderação e comentários de Manuel Carlos Silva (ICS-UMinho) e Nuno Dias (NOVA FCSH).