[ Informação Educação Contínua – FPCEUP ]

Últimas candidaturas | Diagnosticar, Planear, Organizar e Desenvolver a Formação Profissional | Programa Impulso Adultos PRR

Formação para dotar os participantes de competências técnicas na área da gestão da formação, permitindo-lhes planear, gerir, organizar e efetuar o acompanhamento da formação profissional.

De 26-03-2025 a 21-05-2025
Últimas candidaturas até 17-03-2025!
Esta edição dispõe de bolsas de incentivo
Mais informações e candidaturas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=31501

RIFAS – Reflexão, Investigação, Formação e Ação Sustentáveis

No próximo dia 25 de março, às 18h, os investigadores: Maria Vicente, Rede Portuguesa de Ciência Cidadã; Ilídio André Costa, Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara / Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto; Rita Campos, Universidade de Coimbra; Ana Teresa Neves, Escola Superior de Educação João de Deus; Álvaro Folhas, Agrupamento de Escolas de Águeda Sul / NUCLIO / Universidade de Coimbra (FPCEUC/CITEUC) e NAEC-Portugal no Office of Astronomy for Education – IAU, marcam presença na terceira edição do RIFAS subordinada ao tema Ciência Aberta e oportunidades para a educação.
A sessão será a distância na plataforma ZOOM do Centro de Formação da SPCE.

As inscrições estão disponíveis em https://docs.google.com/…/1FAIpQLScPQBT7…/viewform
Saiba mais em https://spce.org.pt/home/index.php/centro-de-formacao-home-page/

Próximas Formações Contínuas Financiadas | Candidaturas abertas

Diagnosticar, Planear, Organizar e Desenvolver a Formação Profissional

26-03-2025 a 21-05-2025 |Candidaturas até 17-03-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=31501

Gestão da diversidade etária nos contextos de trabalho

11-04-2025 a 16-06-2025 | Candidaturas até 21-03-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=28641

Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe

09-05-2025 a 31-05-2025 |Candidaturas até 10-04-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=30301

Ambiente, Sustentabilidade e Educação

02-05-2025 a 30-05-2025 |Candidaturas até 04-04-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=30221

OUTRAS FORMAÇÕES (NÃO FINANCIADAS)

Orientação Vocacional: da infância à idade adulta

25-03-2025 a 17-04-2025 |Candidaturas até 06-03-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=22581

Intervenção psicológica no luto em fim-de-vida

05-04-2025 a 12-04-2025 |Candidaturas até 17-03-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=32521

Luto em perdas perinatais

14-05-2025 a 17-05-2025 |Candidaturas até 14-04-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=32481

Luto Parental

15-05-2025 a 17-05-2025 |Candidaturas até 31-03-2025
+info: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=32463

[ Informação Rafaela Granja – Communication and Society Research Centre (CECS) | University of Minho, Portugal ]

Escola do Projeto E-Monitoring // Crime e Tecnologia: Presentes Controversos, Futuros (Im)prováveis

04 – 06 de junho 2025 | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | Universidade do Minho

A Escola do Projeto E-Monitoring “Crime e Tecnologia: Presentes Controversos, Futuros (Im)prováveis” surge num momento em que a interseção entre crime e tecnologia suscita debates cada vez mais intensos e fundamentais, embora frequentemente dispersos no âmbito académico.

As preocupações contemporâneas com o crime e sua gestão têm impulsionado um investimento crescente em diversas tecnologias, abrangendo diferentes áreas do sistema de justiça. Essas áreas incluem investigação criminal, contextos judiciais, medidas privativas de liberdade e processos de reentrada, tanto no domínio da justiça juvenil quanto penal.

Visando contribuir significativamente para a discussão dessas temáticas, esta Escola de Inverno organiza-se em torno de quatro grandes temas:

  1. Tecnologia e Investigação Criminal: Este tema visa explorar o papel da tecnologia na investigação criminal, incluindo bases de dados forenses, big data, reconhecimento facial e inteligência artificial.
  2. Tribunais e Política Pública: Esta área visa analisar como as inovações tecnológicas estão a moldar as práticas nos tribunais e a influenciar a produção de políticas públicas. As discussões vão, assim, incluir a digitalização dos processos judiciais, o uso de algoritmos para a tomada de decisões e as consequências para a transparência e celeridade da justiça.
  3. Delinquência Juvenil: Este tópico pretende discutir como o uso crescente da tecnologia por crianças e jovens está a criar novos desafios para o sistema de justiça juvenil.
  4. Prisões, Reentrada e Vigilância Eletrónica: Este tema examina criticamente a expansão do uso de tecnologia no sistema de justiça penal, explorando as suas implicações sociais, penais, políticas, familiares e económicas.
Esta escola pretende, assim, ser uma oportunidade para estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento e académicos em início de carreira aprofundarem conhecimentos e promoverem a reflexão crítica em torno da crescente incorporação da tecnologia no sistema de justiça. Visa também promover a criação e/ou consolidação de redes profissionais e académicas, através de eventos sociais.

Para se pré-inscrever, por favor preencha este formulário.

Após pré-inscrição, irá receber um e-mail para confirmação de inscrição e instruções para pagamento.

Todas as informações estão disponíveis aqui.

Projeto E-Monitoring