[ Informação Educação Contínua – FPCEUP ]

Nova Formação| Curso Metodologias de ensino-aprendizagem para o EAE de Teatro

A nova oferta do Curso Básico de Teatro no sistema de ensino nacional traz a necessidade de formar todos aqueles que desejam ministrar esta nova oferta prevendo a capacitação, o desenvolvimento e à-vontade pedagógica dos docentes no exercício das suas funções. De acordo com a proposta de perfil de professor na área do EAE de Teatro, as lacunas sentidas pelos profissionais desta área na formação pedagógica visam a necessidade de uma formação pensada e adequada para esta nova atividade. Este novo curso de formação procura mitigar esta necessidade capacitando e desenvolvendo nos docentes aprendizagens e competências.

Acreditado pelo CCPFC em 28 horas para Professores do Ensino Artístico Especializado – nº de registo CCPFC/ACC-120301/23

:: Curso em parceria com Academia Contemporânea do Espetáculo::
De 14-07-2025 a 17-07-2025 | Candidaturas até 13-06-2025
Esta edição dispõe de bolsas de incentivo.

Mais informações e candidaturas em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2024&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=34061

 


[ Informação Ana Raquel Matos, FE/UC ]

Programa de Doutoramento CES|FEUC | Doutoramento em «Democracia no Século XXI»

O Doutoramento em «Democracia no Século XXI» resulta de uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais (CES) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Desde a sua criação, em 2007, tem vindo a afirmar-se como um espaço de reflexão crítica e de formação avançada orientado para o estudo das transformações políticas, sociais e institucionais que moldam as democracias contemporâneas.

Com um plano curricular que conjuga formação teórica, aprofundamento metodológico e acompanhamento individualizado dos projetos de investigação, o programa acolhe estudantes de diferentes origens académicas e profissionais, criando um ambiente de aprendizagem marcado pela diversidade, pelo rigor científico e pelo diálogo interdisciplinar.

O percurso formativo inclui uma componente letiva centrada em temas como a governação democrática, a participação cidadã, os movimentos sociais, as desigualdades, o racismo e a crise ecológica, seguida de uma fase dedicada à investigação e redação da tese de doutoramento.

Ao longo do ciclo de estudos, os/as doutorandos/as têm a oportunidade de se envolver em projetos de investigação em curso, participar em redes científicas e beneficiar de um ambiente académico internacionalizado.

O programa confere o grau de doutor/a em Sociologia pela Universidade de Coimbra, podendo, em casos devidamente enquadrados por protocolos de cooperação específicos, conduzir à obtenção de dupla titulação com universidades estrangeiras parceiras.

Período de inscrições:
2 de junho a 15 de julho de 2025
1 a 12 de setembro de 2025

Mais informações em https://www.ces.uc.pt/pt/doutoramentos/programas-de-doutoramento/democracia-no-seculo-xxi/candidaturas

 


[ Informação Secretaria DCSE ]

Divulgação: XVIII CURSO DE VERÃO _ 2025 | Participar é ‘coisa’ de criança?
(16-17-18 de julho 2025 – Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho)

Durante os próximos dias 16, 17 e 18 de julho tem lugar o XVIII Curso de Verão_ 2025, Participar é ‘coisa’ de criança?, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso

1. Compreender o conceito de participação infantil e a sua importância em diferentes contextos: educativo, social e jurídico.

2. Conhecer os marcos legais e as políticas públicas que asseguram o direito à participação infantil.

3. Refletir sobre as práticas profissionais que promovem ou dificultam a participação infantil.

4. Capacitar os participantes para desenvolverem ações e projetos que garantam a participação infantil nos respetivos contextos de atuação.

Destinatários

Esta iniciativa é particularmente dirigida a estudantes e profissionais das áreas de Educação, Serviço Social, Direito Psicologia e demais interessados nas temáticas da infância e juventude.

Organização do curso:

O curso será desenvolvido de forma interativa e participativa, com debates, estudos de caso, atividades em grupo e visitas.

Local de funcionamento:
Instituto de Educação – Universidade do Minho – Campus de Gualtar – Braga

Inscrições até 10 de julho: https://xviiicursodeverao.eventqualia.net/pt/inicio/

Valor da inscrição:

50 € – Profissionais
30 € – Estudantes

 


[ Informação Coordenação do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres ]

Candidaturas Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento | Até 17 de junho

Informamos que estão a decorrer, até 17 de junho, as candidaturas ao Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento, da Universidade Aberta.

Este mestrado, pioneiro em Portugal, foi criado em 1994 e funciona, presentemente, em regime de e-learning. A igualdade entre mulheres e homens constitui um dos grandes desafios internacionais, presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O plano de estudos do MEM-GCD enfatiza a articulação indissociável entre a promoção da igualdade de género, o reforço da cidadania e o desenvolvimento, oferecendo um aprofundamento teórico e epistemológico e uma abertura para o que se denomina de outro tipo de abordagens críticas ou “fora do centro”, buscando a diversidade nas formas de ler as mudanças e os desafios das sociedades contemporâneas, reconhecendo e respeitando as dinâmicas em curso em contextos geográficos, culturais, sociais e políticos distintos.

O mestrado desenvolve-se no contexto de uma formação especializada na área das Ciências Sociais, estando vocacionado para atividades profissionais de investigação teórica e aplicada no domínio dos estudos sobre as mulheres, de género e feministas. Visa preparar diplomados/as inseridos em distintos campos de intervenção profissional e contextos geográficos, desenvolvendo competências profissionais e de decisão para a implantação de Políticas para a Igualdade que tenham em conta os aspetos relacionados com o género na vida social e cultural, em articulação com outras dimensões e desigualdades sociais.

O curso funciona totalmente em regime de e-learning, com participação assíncrona, permitindo construir conhecimento e partilhar experiências numa comunidade de aprendizagem diversificada e operando em diferentes contextos sociais e culturais que esta modalidade de ensino oferece.

Vídeo dos 20 anos do Mestrado: https://www2.uab.pt/TVUAb/videoDetail.php?Video=383&Menu=2
Vídeo de apresentação: https://www2.uab.pt/TVUAb/videoDetail.php?Video=358&Menu=14

Todas as informações sobre o curso e o formulário de candidatura encontram-se aqui:
https://guiadoscursos.uab.pt/cursos/mestrado-em-estudos-sobre-as-mulheres-genero-cidadania-e-desenvolvimento/

 


[ Informação Manuela Mendes ]

Ano letivo 2025/2026 | Doutoramento Interuniversitário em Sociologia – OpenSoc (3º Ciclo)

1. Vagas: 15 vagas.
2. Requisitos de admissão à candidatura.
São admitidas como candidatas à inscrição as pessoas que sejam:
a) Titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Sociologia ou qualquer área das Ciências Sociais e Humanas;
b) Excecionalmente, titulares de grau de licenciado/a ou equivalente legal, com currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
c) Excecionalmente, detentores de um currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.
3. Critérios de seriação das candidaturas e de admissão ao Programa de Doutoramento
3.1. O/As candidato/as serão seriado/as de acordo com as classificações finais atribuídas às candidaturas pelo Júri de Seleção, baseadas no mérito individual, e expressas na escala de 0 a 20 valores, tendo em atenção os seus currículos académico, científico e profissional, os seus projetos e as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento. Consideram-se os seguintes critérios:
3.1.1. Candidato/as titulares de grau de mestre, ou equivalente legal, em Sociologia ou em qualquer área das ciências sociais e humanas:
a) A classificação/nota académica de mestrado (10%);
b) A classificação/nota académica de licenciatura (10%);
c) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (20%);
d) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
e) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.2. Candidato/as titulares de grau de licenciado ou equivalente legal.
a) A classificação/nota académica de licenciatura (10%);
b) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (30%);
c) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
d) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.3. Candidato/as não titulares de grau de Ensino Superior ou equivalente legal.
a) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (40%);
b) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
c) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.2. O Júri de Seleção procederá à realização das entrevistas, podendo estas, se necessário, decorrer em videoconferência.
3.3. Após ter avaliado as candidaturas segundo os critérios e as ponderações definidos no ponto 3.1.,
o Júri de Seleção procederá à seriação das candidaturas, por ordem decrescente das suas classificações finais.
3.4. Serão excluído/as da inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja inferior a 14 valores.
3.5. Serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja inferior ou igual ao número de vagas fixadas em 1., na primeira fase de candidaturas, ou das vagas sobrantes das fases anteriormente concluídas, na 2ª e 3ª fases de candidaturas.
3.6. Suplentes
3.6.1. Serão colocado/as como suplentes o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja superior aos números de vagas definidos em 3.5.
3.6.2. O/As candidato/as colocado/as como suplentes serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento nas vagas eventualmente sobrantes após concluído o prazo de inscrições fixado, por ordem crescente do seu número de ordem na seriação final.
4. Processo de candidatura.
4.1. A candidatura é obrigatoriamente instruída com cópias dos seguintes documentos, em português, espanhol, francês, inglês ou italiano:
a) Documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne os requisitos estipulados em 2., bem como das classificações/notas académicas referidas em 3.1.1. a) e b) ou 3.1.2. a); se os referidos documentos se encontrarem em qualquer outra língua além das acima designadas, devem ser acompanhados de uma
tradução oficial para qualquer das mesmas línguas;
b) Currículo académico, científico e profissional atualizado, incluindo os trabalhos publicados ou devidamente documentados;
c) Um projeto de doutoramento apresentado segundo o modelo adotado no concurso para bolsas de doutoramento da FCT; ou, em alternativa, uma proposta detalhada de um tema ou problema de investigação, incluindo um resumo (máx. 150 palavras) e a apresentação do tema ou problema que se propõe investigar,
fundamentando a sua relevância sociológica (máx. 1.500 palavras);
d) Uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento;
e) Cartão do Cidadão ou passaporte.
A disponibilização dos documentos de identificação pode ser substituída, por opção do candidato, pela apresentação presencial na instituição, a qual guardará os elementos constantes dos mesmos que sejam pertinentes para a inscrição, incluindo os números de identificação civil, fiscal e de segurança social, bem como a validade dos respetivos documentos.
f) Pagamento do emolumento de candidatura no montante de 100 euros (efetuado por referência bancária ou cartão de crédito), valor não reembolsável caso seja excluído, não seja admitido ou venha a desistir.
5. Fases e prazos de candidaturas.
5.1 As candidaturas poderão processar-se em quatro fases, nos prazos adiante estipulados.
5.2. A 2ª fase de candidaturas só terá lugar quando o número de vagas fixado em 1. não for totalmente preenchido pelas inscrições do/as candidato/as admitido/as na 1ª fase, e somente para as vagas que não se encontrarem preenchidas por aquelas.
5.3 A 3ª fase de candidaturas só terá lugar quando o número de vagas disponíveis para a 2ª fase não for totalmente preenchido pelas inscrições do/as candidato/as admitido/as na 2ª fase, e somente para as vagas que não se encontrarem preenchidas por aquelas.
5.4 A 4ª fase de candidaturas só terá lugar quando o número de vagas disponíveis para a 3ª fase não for totalmente preenchido pelas inscrições do/as candidato/as admitido/as na 3ª fase, e somente para as vagas que não se encontrarem preenchidas por aquelas.
5.5 As fases de candidatura decorrerão nos seguintes prazos:
a) 1ª fase: de 2 de dezembro a 3 de fevereiro de 2025.
Entrevistas: 3 a 10 de fevereiro.
Publicação dos resultados: 13 de fevereiro.
Reclamação dos resultados: até 2 dias úteis após a publicação.
Período de matrículas: 10 dias seguidos após homologação da candidatura.
b) 2ª fase: de 4 de fevereiro a 31 de março de 2025.
Entrevistas: 31 de março a 7 de abril.
Publicação dos resultados: 10 de abril.
Reclamação dos resultados: até 2 dias úteis após a publicação.
Período de matrículas: 10 dias seguidos após homologação da candidatura.
c) 3ª fase: de 2 de abril a 15 de maio de 2025.
Entrevistas: 15 a 20 de maio.
Publicação dos resultados: 29 de maio.
Reclamação dos resultados: até 2 dias úteis após a publicação.
Período de matrículas: 10 dias seguidos após homologação da candidatura.
c) 4ª fase: de 2 a 16 de junho.
Entrevistas: 16 a 20 de junho.
Publicação dos resultados: 23 de junho.
Reclamação dos resultados: até 2 dias úteis após a publicação.
Período de matrículas: 10 dias seguidos após homologação da candidatura.
5.6. Link do Sítio para a apresentação das candidaturas (online).
6. Propina
Montante de propina: 1375.00 € (valor anual).
7. Contactos:
Secretaria de Mestrados e Doutoramentos do ISEG.
Telefone: +351 213 925 900 (2ª a 6ª feira, das 14h00 às 16h00)
Email: smd@iseg.ulisboa.pt
Website do Programa de Doutoramento: https://opensoc.pt
8. Composição do júri de seleção
Nos termos do Regulamento do Programa de Doutoramento, o júri de seleção é composto pelos membros da Comissão de Programa em funções à data deste Edital, designadamente:
Professora Doutora Maria João Nicolau Santos (ISEG-ULisboa) (Presidente)
Doutor Filipe Carreira da Silva (ICS-ULisboa)
Professor Doutor João Sedas Nunes (NOVA FCSH)
Professor Doutor José de São José (FE-UALGARVE)
Professora Doutora Maria da Saudade Baltazar (IIFA-UÉvora)
Professora Doutora Maria Manuela Ferreira Mendes (ISCSP-ULisboa)