26 de novembro, 2022 | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Sala 1
Uma história. Em 2010, festejando a criação do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian o Colóquio Internacional Música, Comunicação e Desenvolvimento Humano. Juntando profissionais com diferentes perfis, unidos pela partilha de ideias no âmbito da comunicação e do desenvolvimento humano através da expressão musical e artística, este evento impulsionou a construção de uma filosofia de atuação caracterizada pela adoção de fórmulas de trabalho que conciliam a investigação, a formação, a criação artística e a intervenção na comunidade. Posteriormente, os projetos Opus Tutti e GermInArte, realizados em parceria com a Companhia de Música Teatral e apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, criaram a oportunidade de realização de encontros anuais subordinados ao tema da Arte para a Infância e do Desenvolvimento Social e Humano.
Uma visão. Um encontro que é um espaço para a partilha de ideias sem fronteiras entre conhecimento académico e criação artística, entre educação e cultura. Que visa juntar as vozes de todos quantos se interessam por investigação em arte e educação, arte e ambiente, arte e desenvolvimento humano e profissional. Porque, em qualquer lugar, a Arte é essencial à Vida.
Um rumo. Em 2022, ligamos o público — acostumado a estar connosco na Fundação Calouste Gulbenkian, e através da plataforma zoom — aos nossos parceiros do projeto projeto Erasmus+ SenseSquared — Towards an artistic attitude in education and society. E lançamos o convite para, juntos, refletirmos sobre a seguinte questão central: Como é que uma abordagem sensorial e uma atitude artística podem contribuir para uma educação rumo a um mundo mais conectado e sustentável?