Liberdade, Equidade e Emancipação
Em linha, em ambiente digital – 10 a 12 de setembro, 2020
[Alterado | Porto – FPCEUP e ESE-IPP – 16 a 18 de julho de 2020]
Toda a informação em: https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
Estimado/a Congressista/a,
Esperamos que a presente mensagem a/o vá encontrar de boa saúde nesta fase atípica das nossas vidas, motivada pela pandemia da COVID-19.
É com muito prazer que a Comissão Organizadora e a Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação anunciam que o XV Congresso, subordinado ao tema de Liberdade, Equidade e Emancipação, vai ser realizado em 2020.
Considerando as restrições sanitárias em vigor em Portugal e de frequência e circulação nas instalações da Universidade do Porto, por um lado, e depois de ouvir empresas idóneas e competentes sobre a sua viabilidade tecnológica e a proteção dos dados pessoais dos participantes, por outro, a Comissão Organizadora decidiu transferir a realização do Congresso do espaço físico para o espaço cibernético.
O Congresso será, assim, realizado em linha, em ambiente digital, através de momentos de trabalho em tempo real (streaming), que permitam a interação face a face com vários interlocutores, seja durante as sessões de apresentação de comunicações, as mesas-redondas ou as network breaks (o equivalente aos períodos de coffee-break).
Face às incertezas e limitações que atualmente vivemos, foi igualmente decidido adiar o Congresso de 16-18 de julho para os dias 10 a 12 de setembro de 2020 e prorrogar a deadline do período de inscrição a tarifa reduzida (early bird) até 31 de maio de 2020. Será excelente poder contar com a formalização da sua inscrição até essa data.
Iremos atualizar e disponibilizar mais informações no website do Congresso a partir do dia 12 de maio de 2020.
Num quadro nacional e internacional em que muitos congressos foram adiados para 2021 ou sine die, esperamos que compreenda a intenção de manter viva a partilha e discussão dos resultados das investigações em curso que nos anima e, apesar dos riscos inerentes a esta inovação, a finalidade de serviço público que nos move.
Seja bem-vinda/o ao XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Com votos de bom trabalho e melhor saúde,
A Comissão Organizadora.
O primeiro congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) decorreu em 1989, no Porto. A SPCE viria formalmente a constituir-se depois disso, em maio de 1990, completando em breve trinta anos de existência. Este aniversário cruza-se, em 2020, com essoutro da Revolução Liberal, que marca a esperança na educação como construtora de (um certo nível de) liberdade, emancipação e justiça social. É essa discussão que queremos agora reforçar, sustentada num equilíbrio entre memória, teoria e crítica, pilares essenciais para construir um discurso complexo sobre o campo educacional, sistematizando o que já sabemos e refletindo sobre o muito que há a investigar. Uma discussão assente na colaboração e parceria entre centros de investigação em educação da Universidade do Porto, do Politécnico do Porto e da Universidade Católica do Porto.
São trinta anos e quinze congressos, e estamos de volta ao Porto – a cidade da “revolução” liberal onde, como dizia um dos seus combatentes e poetas, Almeida Garrett, se “há muito quem troque o B pelo V, há muito pouco quem troque a honra pela infâmia e a liberdade pela servidão”. É para este cruzamento entre o passado e o futuro, mas sempre do lado da liberdade, da emancipação e da justiça social, que vos convidamos.
Benvinda/os ao Porto!
A direção da SPCE