[ Informação ComTextos ]

CHAMADA DE ARTIGOS I Working Papers ComTextos

ComTextos é uma publicação eletrónica do polo da Universidade do Minho do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, destinada aos investigadores do CICS.NOVA, e direcionada para a divulgação de trabalhos de investigação em curso – working papers, com o objetivo de potenciar a discussão e prossecução de trabalhos de pesquisa.

Aceitam-se submissões de textos, em vários formatos, não publicados, tais como textos que resultem de trabalhos conducentes à elaboração de dissertações/projetos de intervenção, artigos cuja discussão de dados ou maturação da perspetiva teórica esteja numa fase intermédia, comunicações resultantes de encontros científicos que os seus autores pretendam ver publicadas.

Os artigos submetidos deverão ser enviados para comtextos_cics@ics.uminho.pt.

 


[ Informação Revista Configurações ]

Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – N.º 32 / dezembro de 2023
Dossiê temático: “Tráfico de pessoas, anti-tráfico e perspetivas críticas”

Coordenação: Mara Clemente (CIES-Iscte) e Cecilia Varela (CONICET-UBA)

Apelo a contributos:
Nas últimas décadas, poucos problemas chamaram a atenção pública como o “tráfico de pessoas”. Desde 2022, o conflito na Ucrânia apenas renovou a presença e a extraordinária capacidade de indignação e de mobilização de imagens como as de mulheres e crianças, descritas como objetos indefesos de brutalidade e violência de redes criminosas internacionais. A nível político, a atenção ao tráfico não é menos intensa e acordos e instrumentos anti-tráfico têm tido historicamente uma grande adesão a nível internacional. Em suma, o tráfico preocupa e está firmemente presente nas agendas políticas e sociais nacionais e internacionais. Entretanto, o estudo e a pesquisa empírica acerca do tráfico têm problematizado tanto a ideia dominante de tráfico como as intervenções anti-tráfico a que deu origem. Embora descrito no discurso público como uma violação dos direitos humanos, o tráfico é concebido por diferentes Estados principalmente como um crime que ameaça a segurança do Estado e os interesses nacionais. Como resultado, a luta contra o tráfico tem levado a respostas que se baseiam, principalmente, no aumento dos controlos e na perseguição de criminosos, sem uma preocupação substancial com outras dimensões sociais e políticas, isto é, com o papel das atuais políticas de migração e trabalho e o seu impacto na vida de migrantes com menor capital social e económico. Por sua vez, as representações simplificadas e estereotipadas das “vítimas de tráfico” raramente têm contribuído para práticas de “proteção” que respeitem as suas expectativas e necessidades de vida.

Este dossiê temático propõe-se reunir artigos que mobilizem perspetivas críticas no estudo do tráfico e anti-tráfico. Em particular, solicitam-se contribuições de pesquisas realizadas dentro e fora da Europa, a partir de diferentes enfoques disciplinares, relacionadas com as seguintes questões:

(i) Representações do tráfico e dos seus protagonistas (a partir das “vítimas” e os seus “traficantes”) pelos agentes anti-tráfico e o seu impacto nas políticas e práticas de “prevenção”, “proteção” e “punição”;
(ii) Organizações governamentais e não-governamentais, as suas redes nacionais e transnacionais, e os papéis desempenhados (e não desempenhados) no campo do combate ao tráfico;
(iii) Académicos, organizações de profissionais do sexo, organizações de migrantes, sindicatos e outros agentes e as suas potencialidades e limitações na produção de conhecimento sobre o tráfico de pessoas e o desenvolvimento de políticas e práticas de intervenção;
(iv) As políticas criminais de perseguição e combate ao tráfico, seus agentes, desdobramento e efeitos.

As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, através do e-mail configurações_cics@ics.uminho.pt, até ao dia 30 de janeiro de 2023. Recomenda-se às pessoas interessadas em submeter propostas a leitura das normas de publicação, disponíveis em https://journals.openedition.org/configuracoes/15340.

 


[ Informação ISSSP ]

Últimos dias – Call for abstracts – ECSWE 2023

Chegamos à reta final de submissão de abstracts para a Conferência Europeia sobre Educação em Serviço Social 2023!

Tem apenas até ao dia 18 de Dezembro para submeter o seu abstract. Recordamos, também, que ficará tudo registado em ata, podendo os melhores abstracts ser partilhados em revistas internacionais.

+info: https://ecswe2023.eventqualia.net/en/home/