[ Informação Vanessa Cunha, ICS-ULisboa ]

CAIRO-LISBOA2024 (Online, 5 e 6 de dezembro de 2024): Call for Abstracts

A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo, em 1994, constituiu um passo determinante para a introdução e articulação dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva e direitos e empoderamento das mulheres no discurso dominante sobre políticas de desenvolvimento a nível global.
O Programa de Ação da CIPD, adotado por 179 Estados-Membros, inovou ao colocar os direitos humanos individuais no centro da agenda global de desenvolvimento, em vez do enfoque apenas em metas populacionais. O programa destacou a importância da saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento familiar, como condição prévia para o empoderamento das mulheres e enfatizou o investimento na saúde das mulheres e raparigas como um fim em si mesmo e como um aspeto central para melhorar a qualidade de vida para todos.
A CIPD, através do seu Programa de Ação, teve um impacto duradouro e continua a moldar políticas e ações em prol do empoderamento feminino e da igualdade de género. No entanto, embora o Programa de Ação da CIPD tenha sido adotado por muitos países, a implementação efetiva das suas metas e princípios variou significativamente. Questões como a violência de género, a desigualdade económica e a insuficiente participação política das mulheres continuam a ser desafios globais.
A CIPD marcou um consenso global histórico sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos, delineando um compromisso comum para o alcance do desenvolvimento sustentável com equidade para todas e todos, num contexto também marcado pelo ressurgimento e consolidação internacional de políticas e movimentos sexuais e reprodutivos conservadores. A par de sucessos notáveis, também enfrenta velhos e novos desafios que apelam a uma colaboração global e a um compromisso contínuo para alcançar todas as metas estabelecidas.
Trinta anos após o consenso histórico obtido na CIPD, importa elaborar uma revisão global das conquistas e dos desafios num encontro que tem como objetivo contribuir para o debate sobre o legado do Cairo e sobre os principais desafios que se colocam a um desenvolvimento sustentável.
Pretendemos assinalar e comemorar os 30 Anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, reunindo investigadores e atores-chave no desenvolvimento de programas e nos movimentos de saúde reprodutiva e direitos, com um particular enfoque nos Países Lusófonos. Para esse encontro, procura-se articular diferentes perspetivas em torno de questões globais relacionadas com a população e uma noção mais transformadora e inclusiva dos direitos humanos, tanto em termos das pessoas abrangidas como pelas questões abordadas, fazendo face aos novos desafios que têm surgido, incluindo a resistência e os ataques contra a igualdade de género, sexualidade, liberdade reprodutiva e autodeterminação.

A Conferência CAIRO-LISBOA2024 realizar-se-á online, a partir do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), nos dias 5 e 6 de dezembro, reunindo participantes nacionais e internacionais, para um conjunto de sessões com comunicações de especialistas convidados, de investigadores, de ativistas e de estudantes de diferentes áreas disciplinares. As sessões da Conferência terão por base os seguintes temas:
1 – Saúde Sexual, Reprodutiva, e não reprodutiva e Planeamento Familiar
2 – Morbimortalidade Materna e Infantil
3 – Igualdade de Género, Equidade e Empoderamento das Mulheres
4 – Diversidade, Inclusão e Interseccionalidade

CALL FOR ABSTRACTS

Para as sessões temáticas da Conferência CAIRO-LISBOA2024, solicita-se o contributo de investigadores e especialistas, considerando as áreas temáticas em que atuam, trabalham e/ou investigam, com propostas de comunicação, que serão apreciadas pela Comissão Científica da Conferência.
Para o envio de propostas, os sumários (até 500 palavras) dos textos a apresentar deverão ser enviados até 5 de setembro de 2024 para o e-mail do Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento do CIES-Iscte (nascer@iscte-iul.pt), com referência à Conferência CAIRO-LISBOA2024. e o nome do autor da proposta no assunto do e-mail.
Os resultados referentes à aceitação das propostas serão divulgados até 30 de setembro de 2024. Os sumários serão publicados num livro de resumos e estarão disponíveis na Internet. Uma seleção dos textos finais será publicada em livro.
Ficamos disponível para o esclarecimento de qualquer questão que considerem necessária e despedimo-nos na expetativa da receção da sua proposta de comunicação.

Para mais informações: https://nascer.pt/2024/07/10/conferencia-cairo-lisboa2024-5-e-6-de-dezembro-call-for-abstracts-pt/

 


[ Informação labcidade USP ]

Chamada de resumos – Seminário Internacional Políticas Habitacionais de Aluguel Social

O LabCidade e a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo estão organizando um Seminário Internacional para discutir Políticas habitacionais de aluguel social. O evento será realizado entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024.

Interessados em participar devem enviar resumo expandido de 500 palavras sobre seu trabalho até 15 de agosto de 2024. Um comitê internacional avaliará os trabalhos e os selecionados serão convidados para apresentação oral em seminário em formato virtual ou híbrido. Os resumos podem ser enviados em inglês, português ou espanhol por meio deste formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5fTA7027SyYJ2tU2n6VrsF75Yjrno3eP9qnRVJ3kqNihn3g/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&pli=1

Para mais informações, acesse nosso site: https://www.labcidade.fau.usp.br/chamada-resumos-seminario-politicas-habitacionais-aluguel-social/