[ Informação Revista Configurações ]
CfP Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 37/junho 2026 – Dossiê Temático “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”
Coordenação do Dossiê: Ana Maria Costa e Silva (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Educação – Universidade do Minho) e Elisabete Pinto da Costa (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona).
A complexidade, a mudança, a diversidade, a hibridez são características desafiadoras na atualidade, para as pessoas e as organizações, e exigem uma constante atenção e investimento. O desenvolvimento sustentável é, por sua vez, um dos pilares das sociedades contemporâneas, que deve ser promovido quotidianamente através da solidariedade, da responsabilidade, da justiça social, do compromisso individual e social com a ecologia.
Um dos principais alicerces para o desenvolvimento e transformação da sociedade é a educação, um motor fundamental para a formação integral dos/as cidadãos/ãs. Os contextos educativos (escolas, centros educativos de vários níveis de ensino e formação e as universidades) têm, assim, uma missão e responsabilidade importantes, não apenas na formação académica e científico-técnica, mas também na formação humanista, em valores e através da habilitação de competências e habilidades sociais, como a comunicação ética, a convivência, a gestão e resolução positiva e colaborativa de conflitos.
Um dos grandes desafios deste século é a educação para a convivência e para a paz, constituindo a mediação, nas suas abordagens preventiva, resolutiva, reabilitadora e transformadora, uma prática essencial para a promoção de ambientes educativos inclusivos, colaborativos e pacíficos e o desenvolvimento de cidadãos empoderados em habilidades sociais para o desenvolvimento da convivência e da paz.
Convidamos investigadores/as, mediadores/as, educadores/as e profissionais de áreas afins a submeter artigos ao N.º 37 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, dedicada ao tema “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”, a publicar em junho de 2026. Este número visa explorar perspetivas teóricas e práticas acerca do modo como a mediação pode potenciar a convivência nos espaços educativos, abrangendo temas como:
– Modelos e práticas de mediação no ambiente escolar;
– O papel da educação para a cidadania e a educação para a paz na promoção da convivência escolar;
– Práticas restaurativas e abordagens de justiça restaurativa em escolas e universidades;
– Mediação escolar e inclusão;
– Formação de mediadores/as em competências e práticas inovadoras de caráter educativo;
– Experiências de mediação e convivência em contextos educativos.
Podem ser submetidos artigos científicos, ensaios, estudos de casos, revisões de literatura e relatos de experiência com contribuições significativas e originais para a área, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ampliando as possibilidades de construção de uma cultura de paz nas escolas, universidades e noutros espaços educativos.
As propostas devem ser submetidas eletronicamente (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions) após realização de registo na plataforma (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions), até ao dia 15 de janeiro de 2025. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura atenta das normas de publicação, disponíveis no site.
Normas de publicação: https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-Iscte ]
Call for papers: “Cities and Rivers: Vital Relationships between Communities and Fluvial Landscapes”
Thematic dossier November 2025 | CIDADES, Comunidades e Territórios
Edited by Nagayamma Aragão, Diego Torres, Luciana Bragança, Natasha Cabrera and Sergio Caruso.
Abstract submission deadline: 31 January 2025.
Full article submission deadline: 15 March 2025.
+info: https://revistas.rcaap.pt/cct
[ Informação Sofia Gaspar, ISCTE-IUL ]
11th Conference on Pluricentric Languages and their Non-Dominant Varieties – EXTENDED DEADLINE – 15th December 2024
The International Working Group on Non-Dominant Varieties of Pluricentric Languages (WGNDV) is pleased to announce its 11th Conference on Pluricentric Languages and their Non-Dominant Varieties, with the title Pluricentric Languages and Power: At the Crossroads of Legacies, to be held at the Iscte – University Institute of Lisbon, Portugal, face-to-face and online (hybrid mode) from 22 to 24 May 2025.
The event is organised by the Center for Research and Studies in Sociology at the Iscte – University Institute of Lisbon (CIESIscte), the Research Center for General and Applied Linguistics at the University of Coimbra (CELGA-ILTEC).
For further information, find the website here: https://www.uc.pt/celga-iltec/pcl2025/
and the contact e-mail here: pcl2025@iscte-iul.pt, and more information in appendix.
[ Informação Maria Mendes ]
Call_ P092 – Resistência(s) das Pessoas Ciganas na Península Ibérica: interdependências, exclusões e luta(s) por direitos
• Ismael Cortés – Coordinator
• Maria Manuela Mendes – Co-coordinator
• Inês Barbosa – Discussant
As pessoas e coletivos ciganos na Península Ibérica, frequentemente tratadas como um grupo social isolado, localizado nas margens da sociedade e como e internamente homogéneo, enfrenta processos contínuos de etnicização, racialização e exclusão social, profundamente enraizados em processos históricas de longa duração. Este painel propõe um olhar renovado sobre as experiências ciganas de marginalização, resistência e luta por direitos sociais. Através de uma análise interligada das esferas histórica, social e cultural, exploram-se as trajetórias destas pessoas e coletivos e as estratégias que têm desenvolvido para afirmar a sua identidade e autonomia, assegurar o acesso a direitos e resistir ao estigma e discriminação. São propostos os seguintes eixos temáticos de discussão:
1)História, Marginalização Social e Anticiganismo: estudos que analisem os processos de perseguição, segregação, racismo e racialização histórica que contribuíram para a situação social contemporânea das pessoas e coletivos ciganos;
2)Saúde e Habitação: barreiras de acesso aos serviços de saúde e práticas etnocêntricas institucionais, bem como efeitos da precariedade habitacional, do nomadismo forçado e/ou do racismo ambiental;
3)Emprego. Fomação Profissional e Educação: trabalhos que abordem o acesso restrito ao emprego formal e/ou os desafios no sistema formativo e educativo, analisando políticas públicas de inclusão social ou fenómenos persistentes de exclusão;
4)Género, Associativismo e Participação Social: investigações que explorem a relevância do associativismo cigano e das redes de apoio mútuo, sem esquecer a perspetiva de género nestes processos, nomeadamente o papel das mulheres como agentes de mudança e resistência;
Este painel interdisciplinar apela a investigadores/as e profissionais das áreas de antropologia, sociologia, história, educação, entre outros, que se dediquem ao estudo das pessoas e coletivos ciganos em território ibérico, incentivando abordagens teóricas e/ou metodológicas que rompam com os estigmas históricos e que valorizem as práticas e saberes destas pessoas e coletivos. Propõe-se uma análise crítica e decolonial das trajetórias de exclusão das pessoas ciganas, inserindo-as numa narrativa mais ampla de resistência global. O painel convida à reflexão sobre a ciganofobia e a marginalização como fenómenos sustentados por estruturas de poder e incentiva políticas públicas que respeitem a diversidade cultural e promovam uma inclusão efetiva e equitativa. Aceitam-se propostas em português, espanhol e inglês.
Prazos
Envio de propostas de comunicação: até 13 de janeiro
Período de avaliação das propostas pelos coordenadores: até 31 de janeiro
Apreciação dos resultados e divulgação da lista de comunicações aceites: até 5 de fevereiro
Passos
1| Para submeter uma proposta de comunicação ao congresso, é necessário consultar a listagem de painéis aprovados e identificar o painel mais apropriado para a comunicação a ser proposta.
2| Em seguida, deve-se aceder à plataforma do congresso e criar uma conta de usuário ou utilizar as credenciais de acesso da edição anterior.
> Acesso à plataforma do congresso: https://apa2025.eventqualia.net/en/cloud/apa20254115/account/login/
3| Selecionar a opção “Resumos” > “Resumos” do menu lateral esquerdo da sua área pessoal.
4| Clicar em “adicionar comunicação” e preencher todos os campos.
5| No primeiro campo de preenchimento, intitulado “Painel // Panel”, irão aparecer os vários painéis aprovados; pode selecionar o painel escolhido deslizando com o cursor ou pode pesquisar o número do painel (PXXX) ou qualquer palavra do título do painel; verificar cuidadosamente a modalidade de apresentação do painel (online ou presencial).
Nota: não serão consideradas quaisquer propostas enviadas por email.
Normas
– Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
– As propostas de comunicação têm de conter obrigatoriamente a seguinte informação: nome do(s)/da(s) proponente(s), filiação institucional e endereço de e-mail; título; resumo (máx. 200 palavras) e 3 a 4 palavras-chave.
– As propostas podem ser redigidas em Português (PT), Espanhol (ES) ou Inglês (EN).
– É de evitar a inclusão de referências bibliográficas nos resumos.
– A comunicação pode ter várias/os autoras/es, mas deve ser designado qual o/a autor/a que se responsabiliza por apresentar a comunicação, selecionando o campo “apresentador”.