[ Informação CES Informa ]
Agenda CES | 11/09/2020 a 24/09/2020
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/10-09-2020_10:23:06.html
[ Informação SPCE ]
Prémio SPCE/De Facto Editores 2019 | Anúncio do trabalho vencedor
O júri constituído por docentes e investigadores/as de várias instituições portuguesas do ensino superior – Maria Luísa Branco (Presidente) (SPCE e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior); Cristina Vieira (SPCE e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra); Fernanda Martins (SPCE e Instituto de Educação, Universidade do Minho); Armando Loureiro (Escola de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro); Luís Mota (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra), Pedro Reis (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa), Sandra Valadas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve) decidiu atribuir, por unanimidade, o Prémio SPCE/De Facto Editores 2019 ao trabalho:
Aprender a Ser Professor em Portugal e na Irlanda: Dimensões Curriculares e Supervisivas no Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente, da autoria de Filomena do Rosário Alves Rodrigues.
O trabalho, ora premiado, incide sobre a problemática da formação de professores e a construção da identidade profissional, apresentando como aspeto inovador a adoção de uma abordagem comparativa internacional. É um trabalho bem organizado e coerente, escrito de forma clara e reflexiva e respeitando as regras da escrita científica. A metodologia seguida é explicitada e justificada de forma rigorosa, e a diversidade dos instrumentos aplicados, nomeadamente o recurso a entrevistas e narrativas dos estudantes, futuros professores, e dos professores supervisores, potencia a riqueza dos dados e a robustez das conclusões alcançadas. É de salientar a sua relevância científica, favorecendo uma reflexão muito rica no domínio em análise, assim como a sua relevância social, na medida em que os resultados alcançados podem (e devem) ser extrapolados no sentido de melhorar a formação inicial de professores.
O júri envia, pois, uma mensagem de parabéns e de incentivo à investigadora Filomena do Rosário Alves Rodrigues, regozijando-se com a publicação da sua obra, e desejando-lhe as maiores felicidades nos domínios profissional e pessoal.
Deixa igualmente uma palavra de reconhecimento e de agradecimento aos outros quatro candidatos/as que submeteram trabalhos no âmbito deste Prémio, e cuja qualidade gostaria de salientar, fazendo votos de que prossigam os seus percursos de investigação, com o intuito de enriquecer a produção de conhecimento científico na área das Ciências da Educação em Portugal.