Composição dos órgãos da APS / 2025-2027

Presidente, Lígia Ferro. Sócia APS nº 2334. Professora auxiliar com Nomeação Definitiva do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o Doutoramento Europeu pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, em 2011. Desenvolveu investigação com uma bolsa de pós-doutoramento FCT no Instituto de Sociologia da UP e no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-Iscte-IUL). Foi investigadora visitante em várias Universidades na Europa, Estados Unidos e Brasil. Ultimamente tem desenvolvido investigação na área da
Sociologia focalizando diversos temas nos domínios da juventude, educação, cultura, artes e educação especialmente em contextos urbanos. Vogal do Conselho de Deontologia da APS (2012-2016), e membro da direção desde 2016, é atualmente Vice- Presidente da associação (desde 2021). Foi Vice-Presidente e Presidente da Associação Europeia de Sociologia (2021-2024) e coordenadora da Rede de Investigação de Sociologia Urbana de 2017 a 2019. Foi igualmente membro da direção da “European Network of Observatories in the Fields of Arts and Cultural Education” – UNESCO (de 2019 a 2024).

Vice-Presidente, Vítor Sérgio Ferreira. Sócio APS n.º 860. Licenciado em Sociologia (1995) e doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação (2006), pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. É investigador principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), onde, a par de atividades de investigação e docência a nível pós-graduado, exerce ainda o cargo de subdiretor e coordenador da linha temática Inclusão & Vulnerabilidades. No ICS-ULisboa foi também coordenador do grupo de investigação LIFE (2016-2023) e do Programa Doutoral em Sociologia – OpenSoc (2018-2024). Tem sido professor visitante em várias universidades no Brasil e na Europa. Na APS foi membro do Conselho Deontológico (2016-2021), tendo posteriormente integrado a sua Direção como vogal (suplemente 2021-2023; efetivo 2023- 25). As suas áreas de investigação e reflexão têm incidido na Sociologia da juventude, Sociologia do corpo e métodos e técnicas de pesquisa qualitativa.

Vice-Presidente, Pedro Abrantes. Sócio APS n.º 1933. Licenciado (2002) e doutorado (2008) em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, assim como professor convidado em várias universidades e institutos politécnicos, incluindo um período de trabalho na Cidade do México. Simultaneamente, tem colaborado como perito externo em vários programas socioeducativos. Desde 2013, é Professor da Universidade Aberta, tendo desempenhado funções de assessor do Ministro da Educação (2016-19) e de Subdiretor-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2020-22).

Vogal, Pilar Damião. Sócia APS nº 3476. Doutorada em Sociologia da Cultura pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha (2007). Obteve o grau de Mestre em Estudos Germânicos pela Queen’s University, Canadá (2003) e a licenciatura em Sociologia e Germânicas pela Brock University, Canadá (2001). É investigadora integrada/coordenadora local do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc. As suas áreas de investigação são Sociologia da Cultura, Teoria Crítica; Intelectuais, Ativismo e Esfera Pública; Indústrias Culturais e Criativas. É a coordenadora da equipa da Universidade dos Açores do projeto HORIZON-CL2-2021-HERITAGE-01-03 project IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas (Coordenação projeto: CES-Coimbra) e foi nomeada como responsável pela Universidade dos Açores da Focus Area: Identities, Local Knowledge, and Cultural Heritage in Islands & Coastal Communities no projeto EUNICoast: The European Alliance of Islands, Ports and Coastal Territories (Co-financiado pela Comissão Europeia).

Vogal, Mónica Diniz. Sócia APS nº 3329. Mestre em Sociologia e Planeamento (ISCTE- IUL) e licenciada em Sociologia (FCSH-UNL), tem desempenhado funções ligadas à Administração Central na área da Cooperação Internacional (Ministério dos Negócios Estrangeiros) e funções ligadas à Administração Local (Câmara Municipal de Lisboa), nas áreas da prevenção de comportamentos de risco, policiamento comunitário, parcerias polícia-comunidade e cooperação internacional em Segurança Urbana. Desde 2008 que Integra a Polícia Municipal de Lisboa.
É, atualmente, Chefe de Divisão do Núcleo de Prevenção. Segurança e Relações Internacionais. Responsável pela implementação do modelo de Policiamento Comunitário em Lisboa, nomeadamente ao nível do estabelecimento de parcerias polícia-cidadão para a segurança a nível local. Formadora, em contextos nacionais e internacionais (Conselho da Europa), especializada em Policiamento Comunitário e implementação de parcerias para a segurança entre a polícia e a comunidade. Autora e co-autora de publicações sobre Policiamento Comunitário, Mediação Intercultural e Segurança e, Prevenção Criminal através do Desenho e Planeamento Urbano.

Vogal, Emília Araújo. Sócia APS n.º1455. Licenciada em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2005) pela Universidade do Minho. É investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho) e investigadora colaboradora do SOCIUS (ISEG/UL). Na Universidade do Minho, é docente no Departamento de Sociologia, diretora do Doutoramento em Sociologia, membro da comissão diretiva do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, e coordenadora Erasmus do mesmo departamento. Esteve envolvida na coordenação dos estágios do curso de Sociologia e foi diretora do Mestrado em Sociologia. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, tendo desempenhado diversas funções nas áreas da internacionalização e da interação com a comunidade. Na Associação Portuguesa de Sociologia (APS), foi co-coordenadora da área temática “Identidades, Valores e Modos de Vida”. Participa em várias associações científicas, sendo também membro do grupo “Living Labs”, da Arqus.Tem desenvolvido trabalho nas áreas da Sociologia do tempo e dos estudos sociais e culturais da ciência e tecnologia. A sua atividade docente tem-se centrado, maioritariamente, nos métodos e práticas de investigação e estudos sociais da ciência e tecnologia.

Vogal, Amélia Augusto. Sócia APS nº 1461. Licenciada e doutorada em Sociologia, pela Universidade da Beira Interior (UBI). É Professora Associada no Departamento de Sociologia da UBI e investigadora no CIES- Iscte, no Grupo de Investigação Género, Curso de Vida e Saúde. É também subcoordenadora do Nascer.pt, Laboratório de estudos Sociais sobre o Nascimento, do CIES-Iscte. De 2014 a 2023 fez parte da coordenação da Seção de Sociologia da Saúde. Os seus interesses de investigação estão ligados à Sociologia da saúde, à Sociologia do género, às metodologias qualitativas e à investigação com indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Vogal, Sílvia Silva. Sócia APS n.º 3371. Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, membro da linha Temática “Culturas urbanas, sociabilidades e participação” e coordenadora executiva do “Observatório CREATOUR – Observatório de cultura e turismo para o desenvolvimento local”. Atualmente desenvolve investigação no projeto Horizon Europe “IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas”. Desempenhou várias atividades de investigação sociológica e de cooperação com entidades públicas e privadas, incluindo os projetos “UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture” e “CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”. Licenciou-se (2007) em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, instituição na qual obteve o seu grau de mestre (2010) em Cidades e Culturas Urbanas e o Diploma de Estudos Doutorais (2016) em Sociologia.

Vogal (suplente), Rosa Monteiro. Sócia APS n.º 1751. Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais. Prof. auxiliar da FEUC e coordenadora do Mestrado em Sociologia da UC. Secretária da Mesa da Assembleia Geral da APS entre 2002-2004. Foi vice-presidente (2013-2015) da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM). Exerceu funções como Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade nos XXI e XXII Governos Constitucionais (2017-2022). Foi Coordenadora do Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho (OIMT) e do Gabinete de Projetos e Inovação, do Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra, onde foi docente entre 1995-2015. Os seus interesses de investigação estão, presentemente, direcionados para os domínios da Sociologia do trabalho e das organizações, e da Sociologia das desigualdades, género políticas públicas.

Vogal (suplente),  Inês Tavares. Sócia APS nº 2845. Licenciada (2014), mestre (2016) e doutoranda em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, cuja dissertação, intitulada “Escola e desigualdades sociais em Portugal: reprodução social e a (im)probabilidade de “fintar o destino”“, já foi entregue e aguarda marcação de defesa. Nos últimos anos tem trabalhado no Observatório das Desigualdades e no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, onde é investigadora. Tem integrado diversos projetos de investigação. As suas áreas de interesse focam sobretudo as problemáticas das desigualdades sociais, da educação, do mercado de trabalho e do território. Integrou a Coordenação da Secção Temática Experiências e Perfis Profissionais da APS entre 2016 e 2018.

Vogal (suplente),  João Carlos Martins. Sócio APS nº 3475. Doutorado em Sociologia (FCSH/UNL, 2015), mestre em Antropologia Urbana (ISCTE/IUL, 2009) e licenciado em Sociologia (FCSH/UNL/, 2004). É Membro Integrado do CinTurs, Centro de Investigação para a Sustentabilidade e Bem-Estar do Turismo na Universidade do Algarve e da rede de investigação sobre lazer noturno, LXNIGHTS. Desde 2021 leciona diversas unidades curriculares na Universidade do Algarve na Licenciatura de Turismo e de Sociologia, atualmente como professor auxiliar. Detêm experiência em investigação no projeto “PERICREATIVITY (FCT, ISCTE, CIES, 2023-2026), “Artcitizenship” (FCT, CICS.NOVA, 2021-2022); “BEST MED” (INTERREG, Universidade do Algarve 2020-2021) e “ROCK” (Horizon 2020, ICS, 2018-2020), nas áreas do Turismo, Lazer, Património Cultural, Inovação, Criatividade, Estudos Urbanos e do Território, Sustentabilidade, Trabalho, Participação, Cidadania, Comunidades e Juventude. Foi consultor em projetos de intervenção local, nos projetos “Rede Rés do Chão Marvila” (BIP/ZIP CML-CICS.NOVA, 2017-2018) e “SAFE!N” (BIP/ZIP CML, CICS.NOVA, 2015-2018). Os seus interesses científicos atuais estão ligados às áreas do Turismo e Sustentabilidade; Juventude e Criatividade; Transformação Urbana e Património Cultural; Participação e Investigação-Ação; Lazer Noturno, Gentrificação e Turistificação.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente,  Nuno Dias. Sócio APS n.º 2716. Licenciado em Sociologia pela FCSH- Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pelo ICS-Universidade de Lisboa. Tem pesquisado e publicado sobre as relações entre migrações, segmentação do mercado de trabalho e género. Os processos de racialização em contextos coloniais e pós-coloniais e a ligação com modelos de participação e de gestão da diversidade são também interesses de pesquisa. Tem coordenado projetos de avaliação de políticas públicas nos domínios das migrações e género e é Investigador Integrado do DINÂMIA’CET_iscte e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Sociologia da FCSH-UNL.

Vice-presidente,  Madalena Duarte. Sócia APS nº 3477. Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde assumiu funções como subdiretora responsável pelo ensino pós-graduado sendo, atualmente, membro da Comissão de Ética. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais. As suas áreas de investigação e reflexão têm incidido na Sociologia do direito, nos estudos feministas e de género, na Sociologia da criminalidade, na violência contra as mulheres e nos movimentos sociais.

Secretário,  José Soeiro. Sócio APS nº 2846. Professor auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Porto. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e doutorou-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigador integrado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e investigador visitante do CIES- Iscte-IUL. Foi deputado à Assembleia da República entre 2008- 2011 e 2015-2025, com responsabilidades sobretudo nas áreas do trabalho e da segurança social. As suas principais áreas de interesse são: relações laborais, precariedade e classes sociais; trabalho, ação colectiva e sindicalismo; divisão do trabalho e organização social dos cuidados; políticas públicas de emprego, proteção social e políticas de cuidados; teatro, teatro do oprimido, intervenção através das artes e políticas culturais. É co-autor e co-editor, entre outros, dos livros: “Cuidar de quem Cuida” (Objetiva, 2020, com Mafalda Araújo e Sofia Figueiredo), “The Routledge Companion to Theatre of the Oppressed” (Routledge, 2019, editor com Kelly Howe e Julian Boal), “A Falácia do Empreendedorismo” (Bertrand, 2016, com Adriano Campos), “Não Acredite em Tudo o que Pensa” (Tinta-da-China, 2013, editor com Miguel Cardina e Nuno Serra).

Conselho Fiscal

Presidente,  Fernando Bessa Ribeiro. Sócio APS nº 1487. Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador integrado do CICS.Nova. Foi pesquisador visitante do CNPq e professor visitante da Capes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo também lecionado como convidado em diversas universidades do Estado espanhol e do Brasil. Capitalismo, desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente passou a trabalhar sobre questões urbanas e pobreza em Portugal e a recomposição e transição de hegemonia no sistema mundial capitalista. A sua produção científica está distribuída por diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras. É atualmente o diretor do departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Vogal,  Hermínia Gonçalves. Sócia APS nº 3478. Professora Associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD e investigadora efetiva do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD). Doutora em Sociologia e Doutora em Serviço Social. Investiga desafios societais; territórios e desenvolvimento; pobreza, bem-estar e inclusão social; políticas territorializadas e formas contemporâneas de governança. Intersecta metodologias qualitativas e quantitativas na sua investigação e conta com várias publicações indexadas, individuais e em coautoria. Tem participado ativamente em órgãos de gestão da UTAD, no Conselho Científico da ECHS e no Conselho Pedagógico da ECHS, onde assumiu a Vice-presidência, e na Direção de Cursos de Serviço Social. Membro da European Sociological Asociation (desde 2024). Membro de Comissões Externas da A3es (desde 2022). Membro do Grupo de Trabalho CRUSOE, Vida Sana, Envejecimiento y Longevidad (desde 2024); Membro do Conselho Consultivo Temático para Territórios Rurais da Animar (desde 2025); Membro da Rede Ibero Americana Desenvolvimento e Governança Territorial (desde 2014); Membro Coordenador do Fórum Cidadania pela Erradicação da Pobreza no Distrito Vila Real (desde 2023); Membro do Fórum Nacional Cidadania & Território (desde 2014). https://doi.org/10.3390/su14137819.

Vogal,  Nuno Amaral Jerónimo. Sócio APS n.º 2943. Licenciado e doutorado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e investigador do LabCom – UBI. É investigador convidado na Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade Técnica Gediminas de Vilnius, na Lituânia, onde coordena o grupo de investigação sobre “Comunicação, Cultura e Cidadania”. Investiga nas áreas da cultura, da comunicação, e do consumo, com uma incidência particular sobre humor e comédia, o tema da sua tese de doutoramento. É colunista do semanário O Interior. Foi redactor do Inimigo Público, da revista Atlântico, e colunista do diário ‘i”.

Conselho de Deontologia

Presidente,  Susana Silva. Sócia APS n.º 1197. Doutorada em Sociologia (2008) pela Universidade do Porto, aí desempenhou funções de Investigadora Auxiliar e Principal entre 2009 e 2021. Ingressa, entretanto, na Universidade do Minho, onde é Professora Associada de Sociologia no Instituto de Ciências Sociais. Foi vogal do Conselho de Deontologia da APS (2021-2025) e membro da Direção do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto – ISPUP (2015-2021), onde criou e coordenou o Departamento de Saúde e Sociedade. Com um percurso de natureza transdisciplinar, entrecruza a Sociologia com os Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e a Ética Pragmática, com um foco particular nas políticas e cuidados de saúde integrados e centrados nas pessoas, e nas implicações de tecnologias disruptivas. Atualmente, desenvolve investigação sobre ética e participação pública na regulação e governação de aplicações da inteligência artificial em contextos clínicos, nomeadamente na reprodução humana e em ferramentas de diagnóstico baseadas na análise facial.

Vogal,  José Carlos Marques. Sócio APS n.º 903. José Carlos Laranjo Marques, doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e agregado em Sociologia pela Universidade Nova. Professor Coordenador Principal do Instituto Politécnico de Leiria e investigador do polo de Leiria do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a emigração portuguesa, a imigração em Portugal, as políticas migratórias, a migração qualificada e o processo de integração dos migrantes.

Vogal,  Helena Machado. Sócia APS nº 3431. Membro do Conselho Consultivo da APS (2023- 2025). Coordenadora do Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023-2025). Atualmente é Investigadora Coordenadora convidada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte – IUL). Entre outubro de 2017 e janeiro de 2025 foi professora catedrática de Sociologia no ICS da Universidade do Minho. Licenciada em Sociologia (1993, Universidade de Coimbra) e Doutorada na mesma área pela Universidade do Minho (2003). Desenvolve investigação no campo dos estudos sociais de ciência e tecnologia, com enfoque em tecnologias de identificação humana e em desafios sociais e éticos da Inteligência Artificial. Foi agraciada com financiamento do Conselho Europeu de Investigação em 2015 (Consolidator Grant) e em 2024 (Advanced Grant).

Vogal,  Rosário Mauritti. Sóccia APS nº 1253. Licenciada (1994) e doutorada em Sociologia (2009) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. É professora associada no Departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Pública do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Na atividade docente, entre outras, coordena e leciona a UC Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia. Desde 2019, é diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte) e presidente da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte. Investigadora integrada do CIES-Iscte, foi vogal da Comissão científica da Unidade de Investigação (2016-2022) e desde 2021, cocoordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar. Na APS, foi presidente do Conselho Deontológico (2016-2021) e coordenou a Secção Temática Classes Desigualdades e Políticas Públicas (2009-2016).

Vogal,  Fábio Rafael Augusto. Sócio APS n.º 2938. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Lisboa, onde exerce funções como Investigador no ICS- ULisboa e Professor Auxiliar Convidado no ISCSP-ULisboa. Integra ainda o corpo docente do Doutoramento em Sociologia OpenSoc. Participa ativamente em projetos de investigação internacionais e na produção e divulgação de diversos tipos de outputs científicos, dirigidos a públicos académicos e não académicos. A sua investigação centra-se em temas sensíveis junto de populações vulneráveis. Embora tenha experiência com métodos mistos, especializa-se em abordagens qualitativas. As suas áreas de estudo incluem questões relacionadas com a alimentação, nomeadamente ajuda alimentar, desigualdade, pobreza, exclusão social e saúde.

Vogal (suplente),  Bruno Dionísio. Sócio APS nº 2043. É Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e investigador no Polo de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Atua, sobretudo, em temas relacionados com justiça, controvérsias, vulnerabilidades e dilemas éticos da intervenção social escolar. Integra atualmente um programa luso-brasileiro de pesquisas sobre interculturalidade, inclusão e relações raciais na universidade pública, com particular interesse pelos problemas do reconhecimento e da hospitalidade em ambiente escolar.

Vogal (suplente),  Rodrigo Vieira de Assis. Sócio APS nº 3197. Professor Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ/Brasil). As suas investigações mais recentes versam sobre a relação entre precariedade e desproteção social, as classes e as desigualdades sociais, os valores e as atitudes sociopolíticas e as sociabilidades em contextos urbanos. Dedica-se, particularmente, à inovação metodológica da pesquisa social, através da lecionação, difusão e promoção de boas práticas de conceção e aplicação dos métodos quantitativos e qualitativos no âmbito das ciências sociais, em geral, e da Sociologia, em particular.

Vogal (suplente),  Jussara Rawland. Sócia n.º 3474 da APS. Investigadora Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde é vice- coordenadora do grupo de investigação SHIFT – Ambiente, Território e Sociedade. É também Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tem desenvolvido trabalho nas áreas da juventude, tecnologias digitais, comunicação de ciência e metodologias participativas e criativas. Integra projetos de investigação nacionais e europeus, com foco em abordagens colaborativas, interdisciplinares e orientadas para o envolvimento público. Tem experiência de docência e coordenação pedagógica em métodos qualitativos, criatividade metodológica e tecnologias digitais em contexto de investigação. Os seus interesses cruzam ciência, tecnologia e sociedade, com especial atenção a práticas criativas, participação cidadã e formas inovadoras de comunicar ciência.

Vogal (suplente),  Manuel Garcia-Ruiz. Sócio APS nº3004. Investigador do CIES / Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Doutorado em Sociologia pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, desenvolve investigação nas áreas da Sociologia urbana, cultural e do turismo. O seu trabalho centra-se em quatro eixos principais: (i) festivais, turismo e vida noturna; (ii) estratégias de regeneração urbana e políticas culturais; (iii) trajetórias profissionais e precariedade nas indústrias culturais e criativas; e (iv) metodologias mistas, etnografia urbana e ciência cidadã. Tem desenvolvido trabalho consistente na área da Sociologia do turismo em Portugal, combinando investigação empírica, produção científica e iniciativas de intercâmbio académico e institucional. É fundador e coordenador da International Night Studies Network, uma rede dedicada ao estudo crítico das políticas, culturas e economias noturnas. Co-coordena igualmente a Rede de Etnografia Urbana (Etno.Urb), centrada na experimentação metodológica e no debate sobre práticas etnográficas em contexto urbano. É também diretor do Urban Audiovisual Festival, um projeto de extensão que articula investigação, cinema e debate público. Colabora com instituições públicas e organizações culturais na Europa, América Latina e Norte de África, contribuindo para estratégias urbanas e culturais baseadas em evidência.

Conselho Consultivo

Ana Nunes de Almeida

Ana Romão

Anália Torres

António Firmino da Costa

Carlos Fortuna

Claudino Ferreira

Elísio Estanque

Gilberta Rocha

Helena Carvalho

Helena Carreiras

Isabel Dias

João Peixoto

João Teixeira Lopes

João Filipe Marques

João Sedas Nunes

José Augusto Palhares

José Carlos Venâncio

José Machado Pais

José Manuel Mendes

Karin Wall

Paulo Peixoto

Luís Baptista

Manuel Carlos Silva

Maria das Dores Guerreiro

Miguel Chaves

Renato Miguel do Carmo

Rui Banha

Rui Pena Pires

Sara Falcão Casaca

Teresa Carvalho

Teresa Seabra

Virgílio Borges Pereira

Secretariado da Direção: Isabel Rebelo

Contactos: aps@aps.pt | +351 217804738