[ Informação Ana Ferreira, FCSH-UNL ]
Book Series on Souther European Societies – Edward Elgar Publishing
Nova série de livros da Edward Elgar que está agora a receber propostas de publicações científicas que abordem dinâmicas sociais, problemas sociais, instituições e governança, nos países do Sul da Europa.
Trata-se de uma iniciativa da Research Network 27 da ESA (Regional Network on Southern European Societies) mas as propostas estão abertas a todos (membros ou não membros da ESA).
As propostas terão de ser escritas em inglês e serão sujeitas a um sistema de avaliação por pares. Os autores não incorrem em quaisquer custos com a publicação.
Veja aqui o flyer.
[ Informação Bruno Dionísio, CICS-NOVA ]
Acaba de sair o E-book
Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal, Maria da Graça Jacintho Setton, et al. (Orgs.) – Alfenas – MG : Editora Universidade Federal de Alfenas, 2017.
O livro resulta do V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, que se realizou em São Paulo, em 2016, numa organização conjunta Portugal/Brasil.
[ Informação Edições Sílabo ]
Novidades Sílabo
Territórios e Desenvolvimento Territorial
Crónicas do Sudoeste Peninsular
O território e o desenvolvimento territorial, nas suas diversas facetas, nos últimos anos adquiriram uma relevância especial.
As crónicas apresentadas neste livro não são sobre os episódios efémeros que «ardem» no espaço público. Apresentam e discutem reflexões e linhas de orientação compatíveis com os «ciclos do território» que têm um tempo médio e longo de vida que não se compadece com os tempos curtos da vida política (razão pela qual, no território, estão espelhados e acumulados os erros de décadas de governação que se traduzem nos termos habitualmente utilizados para consagrar esta realidade: país bipolar, país do interior, país desertificado, país do fogo, país das áreas de baixa densidade, país pobre e desigual, etc.). Para todos os interessados no tema, a leitura deste livro contribuirá para alargar horizontes na discussão necessária para a obtenção das respostas adequadas aos desafios que se colocam ao desenvolvimento e gestão dos territórios.
Dados técnicos
Autor: António Covas – PVP: 13,50 Euros – N.º de páginas: 168 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-972-618-918-3 – EAN: 9789726189183
O Paradigma do “Homo Economicus”
Consequências na Construção do Modelo Económico e Financeiro Liberal
«O mote para a elaboração deste texto prendeu-se com o facto de, a nosso ver, existir evidência de que o modelo económico e financeiro mundial continua sobre a égide de um paradigma que não aparenta ter aderência com a realidade que as sociedades experienciam hodiernamente. À luz do conhecimento que hoje possuímos, torna-se insustentável a continuação da compartimentalização dos saberes científicos utilizados para a reflexão e execução do modelo empregue na gestão económica e financeira das sociedades. Para tal, faremos uso dos conhecimentos desenvolvidos pela neurociência e a economia comportamental.
Como iremos explorar, este paradigma está sustentado, na sua génese, no pensamento clássico originário no século XVIII, repristinado por diversos autores no pós revolução keynesiana iniciada no segundo quartel do século XX. Ressaltaremos deste pensamento que o indivíduo é considerado como sendo um ser omnisciente, quiçá em termos racionais, omnipotente, desembocando no tão famigerado Homo Economicus. Interessa para tal, em primeira instância, tentarmos entender o pensamento clássico na sua vertente original e posteriormente, nas suas versões mais recentes, contrapondo com a perspectiva keynesiana do investimento e, por conseguinte, das causas inerentes às decisões tomadas pelo indivíduo e quais os seus impactos na crise que ora experienciamos. Concluiremos com a temática da eficiência dos mercados financeiros, bem como, o papel que a desregulação do sector bancário teve na crise que vivemos actualmente.»
In «Abstract»
Dados técnicos
Autores: Arlindo Alegre Donário, Ricardo Borges dos Santos – PVP: 12,50 Euros – N.º de páginas: 152 – Formato: 17 x 23 cm – ISBN: 978-972-618-920-6 – EAN: 9789726189206
[ Informação Sociologia PP ]
Novo número da revista Sociologia, Problemas e Práticas (Nº86, janeiro-abril 2018)
Informamos que já se encontra disponível o último número da revista Sociologia, Problemas e Práticas (Nº86, janeiro-abril 2018).
Podem aceder a este número e a todos os publicados anteriormente em http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/issue/view/791
[ Informação Sisyphus – Journal of Education ]
IE ULisboa publicações: Sisyphus – Journal of Education
new issue: “Education and Responsible Research and Innovation (RRI): International Perspectives”
Edited by Marta Romero-Ariza.
What kind of science education is required in a world deeply influenced by science and technology? How can we contribute to Responsible Research and Innovation (RRI) through science education? Are students and teachers prepared to address current socio-scientific challenges? What kinds of pedagogies foster the skills and values required for taking a critical position in the discussion of socio-scientific problems? Which teaching and learning activities prepare students to actively contribute to the development of smart and creative solutions? These and others are some of the key questions underlying this special issue devoted to education and RRI.
Table of Contents
Education and Responsible Research and Innovation (RRI): International Perspectives
Marta Romero-Ariza
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes?
Mats Lundström, Jesper Sjöström, Helen Hasslöf
Design and Evaluation of Teaching Materials for Responsible Research and Innovation
Marta Romero-Ariza, Ana Maria Abril, Antonio Quesada
Becoming a Science Activist: A Case Study of Students’ Engagement in a Socioscientific Project
Eran Zafrani, Anat Yarden
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
Carla Pacifico Dias, Pedro Reis
Interactive Exhibition on Climate Geoengineering: Empowering Future Teachers for Sociopolitical Action
Elisabete Fernandes Linhares, Pedro Reis
Science Teachers as Key Actors in Responsible Research and Innovation: Evaluation of a Teacher Training Program
Marta Romero-Ariza, Antonio Quesada, Ana Abril
Assessing Attitudes about Responsible Research and Innovation (RRI): The Development and Use of a Questionnaire
Ron Blonder, Shelley Rap, Esty Zemler, Sherman Rosenfeld
Other articles
Vers des Convergences dans les Comportements Scolaires et les Représentations Territoriales entre Élèves Ruraux et Urbains ? Analyses Comparatives Rurales-urbaines en Fin d’École Primaire (France : Ardèche et Drôme)
Pierre Champollion
ISSN: 2182-9640 (Online)
http://revistas.rcaap.pt/sisyphus
[ Informação Revista Comunicação Pública ]
Publicação do novo número da Revista Comunicação Pública (ESCS), vol. 12, 23 (15 Dezembro 2017)
É com muita satisfação que anunciamos que já se encontra disponível online o vol. 12, nº 23 da Revista Comunicação Pública. Este é um número especial dedicado à temática da FOTOGRAFIA E PROPAGANDA NO ESTADO NOVO PORTUGUÊS. O número foi editado por Filomena Serra (IHA-FCSH/NOVA), Paula André ((DINÂMIA’CET-IUL-ISCTE-IUL) e Bruno Marques (IHA-FCSH/NOVA). Para aceder aos novos conteúdos, bastará visitar o site http://journals.openedition.org/cp/