[ Informação Virgínia Ferreira ]
Práticas Pedagógicas para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior
(23 e 24 de abril – Coimbra, Hotel Ibis / 8 de maio – Online)
[Inscrições gratuitas até 1 de abril]
A ausência de uma perspetiva de género perpetua um modelo de ensino gender-blind cujos efeitos sobre a formação das/os estudantes são profundos e marcadamente negativos ao nível académico, profissional e humano.
A ação de formação ENGENDER pretende sensibilizar e capacitar docentes do ensino superior para a incorporação da perspetiva de género na sua prática docente através de abordagens práticas e interativas, constituindo-se como uma oportunidade para identificar e refletir criticamente sobre os preconceitos e estereótipos, frequentemente inconscientes, reproduzidos na prática pedagógica, e mantidos inquestionáveis devido à falta de espaços de desenvolvimento profissional em meio académico.
Destinatários/as: 15 a 20 Docentes do Ensino Superior
Objetivos
• Capacitar para a construção dos curricula com perspetiva de género nas diversas áreas de estudo;
• Capacitar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas (dentro e fora da sala de aula) sensíveis ao género;
• Incentivar a criação de um ambiente de ensino-aprendizagem que respeite a diversidade de género e promova a igualdade.
• Fornecer e testar recursos para a incorporação da perspetiva de género nos currículos (formais), bem como estratégias e práticas (informais) de ensino
• Coconceber estratégias e soluções inovadoras para o mainstreaming de género no ensino.
Metodologias:
A ação de formação combina sessões de natureza diversa, incluindo seminários, oficinas, grupos de trabalho e fóruns.
Condições de Participação
– Inscrições gratuitas até 1 de abril;
– Almoços dos dias 23 e 24 de abril gratuitos;
– Certificado de participação (80% de presenças).
Atividade no âmbito do projeto ENGENDER – Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/SOC-ASO/7173/2020)
Programa disponível em https://www.ces.uc.pt/pt/formacao-extensao/cursos-de-formacao/2024/praticas-pedagogicas-para-a-integracao-da-perspetiva
[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
3rd IS-UP International Summerschool | Polycrisis challenges the sociological imagination | Deadline: 20 april
3rd IS-UP International Summerschool
Polycrisis challenges the sociological imagination
25th to 29th June, Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto
It is with great pleasure that we present a “glimpse” of the programme.
Please note that registration is open until 20 April using the form: https://forms.gle/VZNtv1iTH6xHNWuG7
Target:
Anyone with a degree and an interest in the topics covered.
Fees:
65 euros – workers
50 euros – students
20 euros – unemployed
More info on the website: https://isociologia.up.pt/en/events/3rd-international-summerschool-polycrisis-challenges-sociological-imagination